Home / Estado

Estado

Federação dos Municípios promoverá encontro estadual

Evento está sendo promovido pela gestão Cleomar Tema e contará com a participação de Flávio Dino

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão realizará na terça-feira, dia 04 de julho, um grande evento que reunirá gestores municipais de várias regiões e o governador Flávio Dino.

Trata-se do I Encontro Estadual da FAMEM, iniciativa que acontecerá no auditório da FIEMA, em São Luís, a partir das 13h.

O encontro foi pensado pela Diretoria da entidade municipalista com o objetivo de aproximar, cada vez mais, prefeitos e prefeitas da administração estadual e, desta forma, discutir as problemáticas da municipalidade e apontar soluções para resolvê-las.

A programação definitiva, que será divulgada nos próximos dias, prevê debates acerca das reivindicações dos gestores; ações governamentais e projetos desenvolvidos pela Federação em favor dos municípios.

Durante o evento, a diretoria da entidade, comandada pelo seu presidente, prefeito Cleomar Tema (Tuntum), solicitará oficialmente ao governador Flávio Dino, que já confirmou presença, a habilitação de 107 municípios na gestão plena dos recursos da saúde.

Tal medida melhorará a prestação de serviços na área, uma vez que significará maior dinamismo, maior agilidade e mais qualidade.

A habilitação dos municípios maranhenses na gestão plena dos recursos da saúde é uma pauta que vem sendo tratada pela diretoria da Federação e o governo do estado desde o início do ano.

Também figura como uma reivindicação dos próprios gestores públicos municipais.

No encontro, o governador Flávio Dino, além de dialogar diretamente com prefeitos e prefeitas, deverá fazer anúncios de novos benefícios para os municípios do Maranhão.

Legenda foto: Evento está sendo promovido pela gestão Cleomar Tema e contará com a

Em julho, Caxias vai sediar o mais importante seminário sobre a revitalização dos rios maranhenses

A preservação da Bacia do Itapecuru será a pauta principal do seminário que ocorrerá no próximo dia 07 de julho, das 8:00h às 12:30h, no auditório da escola São José, em Caxias- MA. Com o tema ”Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, o evento vai reunir profissionais que são referências na área de sustentabilidade ambiental, para discutir e buscar alternativas para a recuperação do rio Itapecuru.

O seminário é uma realização do Instituto Cidade Solidária e do senador Roberto Rocha (PSB), com co-realização do MEA- Movimento Ensinando e Aprendendo.

A cerimônia de abertura está marcada para as 8:00h, e contará com a presença do senador Roberto Rocha e de outras lideranças políticas do estado

Na oportunidade, a chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da CODEVASF- MA, Éricka Cunha, irá apresentar o planejamento da Companhia para a Bacia Hidrográfica do Itapecuru. A programação terá mesa redonda com o tema “Bacia do Itapecuru – Sua Importância e Propostas para Sua Revitalização”. Os ministradores serão Arthur Almada Lima, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e Carlos Benedito Maciel, coordenador do Comitê da Bacia do Itapecuru.

Serviço:

Evento: Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes.

Data: 07 de julho de 2017, das 8:00h as 12:30h.

Local: Auditório da escola São José, localizado na Praça do Pantheon, 03, Centro de Caxias-MA.

São José de Ribamar: Denúncia faz Luís Fernando cancelar mais um seletivo

O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Moura da Silva (PSDB), não anda com muita sorte. Denúncias do Blog Ribamais e de Guilherme Mulato, levaram o prefeito a cancelar, pela segunda vez, seletivo para contratação temporária de servidores.

O primeiro caso, que também foi alvo de denuncias de Guilherme Mulato, foi do Certame da Cultura, que deveria contratar 52 funcionários temporários, com salários de até R$ 2.400,00, e após denúncias de suspeita de irregularidades, levaram o prefeito de São José de Ribamar, a cancelar o edital, o que causou muita indignação aos ribamarenses. ( Relembre em: Vergonhoso! Após denúncias, Luís Fernando cancela seletivo com supostas cartas marcadas )

 “Mostramos em nossa primeira denúncia, com muita responsabilidade, a suspeita de que o prefeito Luís Fernando tinha por objetivo contratar servidores através de um edital cheio de irregularidades e com indícios de cartas marcadas, o que demonstrava má fé e total falta de respeito com o ribamarense. Com o cancelamento do primeiro edital, quem ganhou foi o povo, que hoje conta com uma oposição forte, responsável e comprometida.” Afirmou Guilherme Mulato

Desta vez, Luís Fernando passou pela segunda vergonha consecutiva, e, um dia após iniciada a inscrição do seletivo para contratação de professores temporários, as denúncias de Guilherme Mulato levaram o prefeito a tomar a decisão de cancelar mais um seletivo.

“Detectamos diversas irregularidades que demonstravam claramente o desrespeito do prefeito com o povo ribamarense, e esse segundo cancelamento, mostra que mais uma vez estamos certos e a administração comandada por Luís Fernando, que tanto planejou e nada executa, completamente errada.” Destacou Mulato.

Gato por lebre

A nova administração do prefeito Luís Fernando tem decepcionado muita gente que esperava um gestor preparado, devido às dezenas de seminários intitulados Planeja, entre eles, um voltado para a Educação. Porém, vem demonstrando que os seminários de pré-campanha serviram apenas para satisfazer o seu próprio ego, e iniciar a corrida para retornar ao comando da prefeitura.

Ao longo dos primeiros seis meses de gestão, Luís Fernando acumula queda em sua popularidade em todos os setores, o que agravou ainda mais com os cancelamentos dos seletivos e com a programação junina. Mas isso é assunto para outra postagem…

Imagem do Dia: Cemar faz troca de Poste e deixa todo quebrado

A Companhia de Energia CEMAR, esta virando rotinas de reclamões de seu serviço prestados em Codó, que esta deixando a desejar.

Esse ano ja denunciamos a demora para se tirar o fio que estava caído na calçado podendo causar grandes problemas, que só foi solucionado o problema depois de 7 hs veja  a matéria aqui

Depois foi a vez de um poste que esta quebrado ja fez ano e nunca foi trocado, veja a matéria aqui

Agora foi a troca de um poste próximo ao prédio da Prefeitura, foi feito a troca mais não foi feito ate o momento o serviço de reparos na calçada como mostra a imagem.

Governo realiza Seminário sobre Gestão dos Resíduos Sólidos em Imperatriz

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, dias 22 e 23 de junho, em Imperatriz, o I Seminário do Programa Estadual para o Fortalecimento da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Maranhão. O objetivo é fortalecer a gestão municipal de resíduos, além de capacitar gestores e técnicos da área.

“Na prática, se gerenciarmos bem os resíduos, poderemos evitar contaminação de solo, poluição das águas e menos emissões atmosféricas isso tudo sem falar nos benefícios econômicos que a própria atividade de gerenciamento pode trazer. E estamos aqui para ajudar os municípios nessa missão”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

O programa será realizado em duas etapas, em cada regional (Imperatriz, Pinheiro e Codó) e cada etapa é constituída por duas fases, sendo estas, a capacitação e lançamento das metas; e a execução das metas por parte dos municípios, vinculado ao monitoramento e assessoramento contínuo por parte da SEMA, sendo a primeira etapa realizada no período de junho a dezembro de 2017, e a segunda no período de janeiro à junho de 2018.

Os seminários abrangerão os 217 municípios do Estado. Sendo que essa primeira etapa envolveu os seguintes: Alto Parnaíba, Riachão, Tasso Fragoso, Balsas, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, São Felix de Balsas, São João dos Patos, Barão do Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Imperatriz, Amarante do Maranhão, Buritirana, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Senador La Roque, São João do Paraíso, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios, Presidente Dutra, Capinzal do Norte, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Joselândia, Santa Filomena do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, Senador Alexandre Costa, São Domingos do Maranhão e São José dos Basílios, Barra do Corda, Arame, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Sítio Novo e Tuntum.

Em julho será a vez das cidades no entorno de Pinheiro e em agosto dos municípios ao redor de Codó.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Balsas, Rui Arruda, o momento foi de extrema importância para os municípios. “Foi realmente um momento de confraternização entres os secretários e funcionários da pasta de várias cidades, onde temos às vezes os mesmos problemas, mas condições diferenciadas, e estrutura maiores ou menores pra chegarmos a uma solução. Tivemos as dúvidas bem esclarecidas pelos palestrantes, e as diretrizes para conseguirmos montar nossos planos de resíduos, como alcançar nossas metas, a importância de trabalharmos em conjunto com os catadores. A Sema está de parabéns com a iniciativa”, destacou ele.

O Secretário de Meio Ambiente de Estreito, Bruno Ramoelc, agradeceu a oportunidade. “Um seminário rico em informações, principalmente para os secretários que estão iniciando uma nova gestão, e participativo, pois a interatividade com os participantes deu oportunidade para que os gestores das pastas de meio ambiente explanassem  suas dúvidas, dificuldades e necessidades. Aproveito para parabenizar a disponibilidade do secretário Marcelo em valorizar  e implantar com sua equipe ações voltadas para capacitação e planejamento junto aos municípios em especial a preocupação com os resíduos sólidos”, realçou o gestor.

Na oportunidade, o secretário Marcelo Coelho assinou o Termo de Habilitação dos municípios de Vila Nova dos Martírios e Estreito. Agora eles estão aptos a licenciar, monitorar e fiscalizar. “Que sirva de exemplo para as demais cidades do Estado, para que essas se insiram nesse processo, porque juntos somos mais fortes”, finalizou Coelho.

ENFERMEIROS DA REDE ESTADUAL FARÃO GREVE GERAL

Em Assembléia Geral da Categoria, realizada no dia 23, os Enfermeiros que trabalham nas empresas terceirizadas do Maranhão resolveram realizar um dia de greve Geral contra o GOVERNO DO ESTADO. A decisão foi tomada após inúmeras tentativas de diálogos com as empresas terceirizadas pelo Estado, sem resolução das demandas da Categoria, são elas:1) Não cumprimentos do piso salarial da categoria pelas empresas BIOSAUDE é Instituto Acqua; 2) Suspensão dá assinatura das carteiras de trabalho pela empresa BIOSAUDE; 3) Ausência de direito de férias pelos Enfermeiros requisitados da ICN, alguns sem férias há mais de 2 anos; 3) Não cumprimentos de acordo de troca de escalas pela empresa INVISA; 4) Ausência de repouso nos Hospitais de Monção e Macrorregional de Imperatriz; 5) Não Pagamento do reajuste salarial de 2016 pelo Instituto GERIR; 6) Não Pagamento das rescisões pelas empresas CORPORE, ICN e IDAC; 7) Não Pagamento dos plantões extras pela empresa INVISA. As empresas terceirizadas pelo Estado não respeitam os direitos trabalhistas, são fiscalizadas por ninguém é o que foi instalado foi o completo caos na Gestão dos contratos de trabalho. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão convoca toda a categoria para se manifestar contra todos esses desrespeitos aos direitos trabalhistas, DIA 20 DE JULHO, ÀS 8 HORAS DA MANHÃ, EM FRENTE À SECRETARIA DE SAÚDE. Vamos demonstrar à sociedade Maranhense que NÃO ACEITAMOS E QUE ESTAMOS PROFUNDAMENTE INSATISFEITOS COM ESSE TRATAMENTO DISPENSADO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MARANHÃO, AFINAL, CUIDAMOS DA VIDA, DA SAÚDE, MERECEMOS RESPEITO,

Ação Social: Agora será a vez da Cidade de Bom Jardim receber os Voluntários da Paz e o Instituto Inaldo Abreu

Jefferson Martins,Luciana Abreu,Prefeito dr Francisco Araújo Secretário de Saúde Silvano,Sr José Abreu, Ribamar Soares

Estivemos reunido com os representantes do instituto Inaldo Abreu,Luciana Abreu e Jeferson,para fechar os últimos detalhes para a execução da ação social no dia 01 de julho.

Uma iniciativa da Assembleia de Deus,congregação Vila pedrosa através do dirigente Ribamar Soares,apoio do Pr presidente Jaziel Morais,e uma parceria também com a prefeitura de Bom Jardim através do prefeito Dr Francisco que dará total apoio a iniciativa.
A ultima cidade que recebeu os Voluntários da Paz e o Instituto Abreu, foi a Cidade de Morros onde foi realizada uma grande ação social, que movimentou toda a cidade.

Bancada do Maranhão no Congresso Nacional visita obras de duplicação da BR-135 nesta segunda-feira (26)

O deputado federal e coordenador da bancada do Maranhão no Congresso Nacional, Rubens Junior (PCdoB), e demais parlamentares, integrarão a comitiva da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, em visita técnica à BR 135, nesta segunda-feira (26). Após a visita, os deputados irão se reunir com o superintendente do DNIT no Maranhão, Gerardo de Freitas Fernandes.

À frente da bancada desde abril deste ano, Rubens Junior colocou a conclusão das obras de duplicação da BR-135 como uma das prioridades, com atuação em duas frentes: garantindo recursos financeiros e monitorando a execução das obras. Deste então, realiza acompanhamento semanal das obras, junto ao DNIT e Ministério dos Transportes. “Esta é certamente a principal obra do Governo Federal no Maranhão, que impacta diretamente milhares de vidas. Somos vigilantes porque reconhecemos a importância da finalização dessas obras”, destacou o deputado.

Obras garantidas para mais um trecho

A duplicação de mais um trecho da BR-135 foi garantida no início deste mês. R$ 82,5 milhões foram empenhados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O valor é fruto da emenda parlamentar destinada pela Bancada do Maranhão no Congresso Nacional, liderada pelo deputado Rubens Junior (PCdoB-MA).

“O valor será destinado à duplicação do trecho de 104 km entre Bacabeira e Miranda do Norte, da BR-135. Serão serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação, que irão adequar a capacidade de tráfego dessa importante rodovia”, explicou Rubens Junior.

Serviço:

Quando: 26 de junho, segunda-feira

Horário: Encontro dos parlamentares no Dnit, às 8h.

Onde: Rua Jansen Muller, 37 – Centro, São Luís – MA)

Em Zé Doca, abertura do Arraial “Agora aqui, é São João” foi um sucesso

A abertura das festividades Juninas de Zé Doca “ Agora aqui, é São João”, foi realizada nesta quinta feita (22) na praça do viva. Um verdadeiro espetáculo de alegria, cores e cultura, através das grandes apresentações culturais. O Arraial reúniu em um só espaço as tradições culturais e atraiu um grande público desde as crianças aos idosos de toda a região do alto Turi.

O primeiro Ano do Arraial da cidade, na gestão da prefeita Josinha Cunha, chamou atenção de todos pela a riqueza dos detalhes na ornamentação e das grandes atrações.

A primeira noite teve a apresentação de quadrilhas e as atrações musicais ficaram por conta do cantor Gerlan Sousa de Zé Doca e Mateus Fernandes que não deixou ninguém parado, com os ritmos dos maiores sucessos da atualidade.
A Prefeita Josinha Cunha, estava acompanhada do seu irmão deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR) um dos grandes incentivadores da cultura local, do deputado Federal Waldir Maranhão, prefeitos de outros municípios, secretarios municipais e vereadores. Josinha, abriu oficialmente o evento dando boas vindas aos presentes e falando da importância de resgatar a cultura local.

“ Hoje realizamos essa grande festa para os Zedoquenses, fortalecendo a cultura do nosso município e da região, este evento foi feito para os zedoquenses. Foram dias de muito trabalho para que este espaço se tornasse um verdadeiro arraial e hoje vemos esta linda festa” disse.

O deputado Josimar de Maranhãozinho destacou a importância cultural e econômica do São João para o Zé Doca, mais uma vez reafirmou seu compromisso com o povo Zedoquense. “A festa junina é uma grande riqueza brasileira e que em Zé Doca estava esquecida, mas agora a prefeita resgatou e hoje fiz questão de participar e ver a alegria de todos e em breve vamos inaugurar 22 Obras e a prefeita Josinha pode contar sempre com o meu apoio “disse o parlamentar.

A festa continua até o dia 2 de julho. Ao todo serão 11 dias com uma vasta programação cultural e popular com apresentações de diversas quadrilhas juninas, danças indígenas, bois e comidas típicas deliciosas e barracas com variados tipos de bebidas.

Neto Ferreira