Home / Local

Local

Novo posto de serviços do SAAE está a disposição do público no Viva Cidadão de Codó

Agora a população de Codó já poderá contar com mais um ponto de atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Desde o mês de maio a autarquia abriu seu posto avançado para atendimento ao público, que irá funcionar nas dependências do Viva Cidadão, no centro da cidade.

De acordo com o Diretor Geral do SAAE de Codó, Evimar Barbosa, a iniciativa possibilita mais uma opção de atendimento aos consumidores codoenses. “É uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Codó, que irá facilitar o atendimento ao público de nossa cidade. Além de nossa central de atendimento, na nossa própria sede, poder contar com um posto do SAAE na sede do Viva Cidadão é saber que os clientes terão mais opção e comodidade”.

Dentre os serviços ofertados, o público poderá contar com informações gerais, emissão da segunda via de talão, pedido de ligação nova, pedido de religação de água, transferência de ramal, corte a pedido, extratos de débitos.

Ascom – PMC

Vereadores aprovam atualização total do Regimento Interno da Câmara Municipal de Codó

Nesta segunda-feira (26) o parlamento codoense deliberou e aprovou importantes Indicações, Projetos de Lei e o Projeto de Resolução Nº04/17, que dispõe sobre a total alteração e atualização Regimento Interno da Câmara Municipal de Codó. No primeiro momento, durante a 18ª Sessão Ordinária do ano, os edis votaram e aprovaram as indicações que vão do número 171 à 187. Também foi votado em primeiro turno o Projeto de Resolução Nº04/17.

Dentre as importantes Indicações aprovadas estavam as de Nº 171 e 172\17, do vereador Pedro Santos, que solicita a poder público a operação tapa buracos na Rua da Estrela ,localizado no Bairro São Pedro e a operação tapa buraco e limpeza dos canteiros da Avenida Marechal Castelo Branco, localizada no Bairro São Pedro. O vereador Pastor Max também viu serem aprovadas as indicações de número 173 até a 176\17, que tratam de melhorias para a cidade nas áreas da infraestrutura e educação no campo.

Com a Indicação de Nº183/17, o vereador Rodrigo Figueiredo solicitou ao Executivo que realize urgentemente a reabertura do Restaurante Popular. O vereador Valdeck Frota solicitou a Secretária Municipal de Saúde, para que dentro das condições do município, contratem médicos especialistas nas seguintes áreas: de Oftalmologia, gastroenterologista e Neurologista, pela Indicação Nº184/17. E pela Indicação Nº187/17 Valdeck pediu que fosse solicitado ao Secretário Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Sr. Araújo Neto, a necessidade de proceder com urgência a perfuração de um poço artesiano na comunidade Riacho Seco, localizado na BR 316.

Outra Indicação que ganhou destaque foi a do vereador André Jansen (Nº185/17) que slicita ao Executivo a realização de estudos para a implantação de semáforo e faixa de pedestres na Avenida Cristóvão Colombo com a Rua Marcos Rocha, Trizidela, e no cruzamento da Rua Santa Catarina com a Rua 24 de Agosto Bairro, Santa Filomena. A solicitação de um semáforo e faixa de pedestre se faz necessário devido ao fluxo intenso nas Ruas supracitadas.

A 5ª Sessão Extraordinária

Após o encerramento da Sessão Ordinária, o Presidente da Câmara, vereador Expedito Carneiro, abriu a 5ª Sessão Extraordinária para a deliberação de dois Projetos de Lei que nomeia Nossa Senhora de Lourdes o Centro de Parto Normal do Hospital Geral Municipal e Homero Heberth Ramos de Oliveira a Quadra Poliesportiva, localizada no bairro Vereda, respectivamente, além da votação, em segundo turno, do Projeto de Resolução Nº04/17, que dispõe sobre a total alteração e atualização Regimento Interno da Câmara Municipal de Codó.

“Estamos vivendo um momento único, pois há tempos nosso Regimento Interno necessitava de atualização. Com nossa filiação a ABRACAM recebemos a consultoria adequada para realizar a total modificação, que será adaptada ao número de vereadores, a atual legislação brasileira. Reunimos-nos em dois dias, analisando artigo por artigo e agora votamos em dois turnos. Algumas mudanças em destaque são: aumento do número das Comissões Permanentes e a mudança de dia das sessões para as terças-feiras.”, explicou o presidente.

Prefeito e autoridades se mobilizam junto a sociedade na culminância da Semana Sem Drogas em Codó

Nesta segunda-feira (26) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, juntamente com o Diretor Municipal para Juventude, Valdeci Calisto, vereadores, conselheiros tutelares e outras autoridades municipais, realizou mobilização junto à população codoense na Praça Ferreira Bayma. O encontro foi para promover a culminância da Semana Sem Drogas, realizada entre os dias 19 e 26 de junho no município.

De acordo com o vereador Pastor Max, a promoção da Semana Sem Drogas em Codó tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação ao alto índice de consumo abusivo de drogas (lícitas e ilícitas). “Essa mobilização tem a finalidade de contribuir com a transformação dessa triste realidade, através de uma campanha com foco, sobretudo nos jovens, a fim de que estes possam ser agentes multiplicadores dessa luta profética contra as drogas em nosso município”. Explicou o parlamentar.

O evento, que é uma parceria da Prefeitura de Codó, Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação, Conselho Municipal Antidrogas, CRAS, Conselho Tutelar e entidades da sociedade civil, acontece simultaneamente em todo Brasil. Várias entidades participantes do sistema antidrogas em Codó mobilizaram a sociedade e realizaram uma caminhada, que passou pela Av. Augusto Teixeira e se encerrou na Praça Ferreira Bayma.

O prefeito Nagib, que sempre foi um defensor de campanhas de combate as drogas em Codó, destacou a participação de todos. “Esta é uma temática muito séria e que preocupa a todos, os malefícios do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Durante a semana aqui em Codó aconteceram várias atividades sócio educativas e religiosas, como missas, mesa redonda, palestras em escolas, campanha na mídia, tudo com foco na problemática das drogas, procurando sensibilizar a sociedade civil e Poder Público. Precisamos estar sempre alertas e realizando constantes ações, nas escolas, nas ruas, igrejas e outras instituições”, alertou.

Sabendo mais

Semana Nacional Antidrogas surgiu em 1999, em comemoração ao primeiro aniversário da SENAD – SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS, criada em 19 de Junho de 1998. Essa Semana tem por objetivo principal a conscientização e a mobilização da sociedade brasileira, no que diz respeito aos problemas e às atividades de redução da demanda e oferta das drogas.

ASCOM

Codó é Mais Cultura, Mais Alegria.

O Arraial oficial da Prefeitura de Codó acontecerá nos dias 05, 06, 07, 08 e 09 de julho na Praça da Folia. A programação oficial terá: Apresentação Culturais, Concurso de Quadrilha, Bumba Boi, Barracas, Comidas típicas além de 14 bandas que serão distribuídas na cidade e nos distritos. Destaque para atrações locais, prata da casa, além de duas grandes bandas com sucesso de público em todo Norte e Nordeste. As bandas Farra da Gordinha e o Imperador Iohannes também serão as atrações que vão comandar o primeiro Arraial Mais Cultura, Mais Alegria. #EquipeNagib

Prefeito Nagib e comitiva participam de festejos juninos no fim de semana em Codó

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, a Primeira-Dama, Agnes Oliveira e comitiva participaram de festejos juninos neste fim de semana na cidade de Codó. O prefeito esteve na Festa Junina do SAAE de Codó, que aconteceu na sede da AABB para cerca de cem funcionários da autarquia e convidados. Junto com o gestor e a Primeira Dama estavam o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, o vereador e delegado, Rômulo Vasconcelos, o Diretor geral do SAAE, Evimar Barbosa, a diretoria da autarquia, entre outras autoridades.

Evimar Barbosa falou sobre a organização da festa e agradeceu a presença de todos. “Sempre procuramos prestigiar nossos servidores. Nossa filosofia de resultados também abrange a constante valorização do nosso quadro de funcionários e a integração interna entre todos. Portanto sempre realizamos confraternizações em datas especiais. A festa junina foi organizada pela diretoria e também por todos os funcionários, que fizeram as comidas típicas. Agradeço a presença do prefeito, autoridades e todos os convidados”.

Para o prefeito Francisco Nagib, a confraternização é o reflexo do novo SAAE. “É o resultado de uma gestão competente, composta por uma diretoria de bons profissionais, que estão transformando o SAAE de Codó em referência no nosso estado. Os quatro diretores desempenham suas funções com bastante eficiência e isso tudo reflete no desempenho dos servidores, que agora estão bastante motivados. Esse clima harmônico é bom para o trabalho e para integração de todos os profissionais do SAAE, como podemos ver nessa bela confraternização junina. Parabéns a todos”, comentou.

Após a festa Junina do SAAE, o prefeito Nagib, ex-prefeito Zito Rolim e comitiva ainda foram para a zona rural. “Agora vamos visitar a festa junina que está sendo preparada pelos moradores da comunidade Caeira. É uma comunidade muito animada e iremos prestigiar nossos amigos desta parte de nossa zona rural”, finalizou prefeito Nagib.

ASCOM

Prefeito Nagib e Primeira Dama participam de festa junina no Centro POP de Codó

Na última sexta-feira (23) o prefeito de Codó, Francisco Nagib e a Primeira Dama do Município, Agnes Oliveira estiveram em visita ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro São Sebastião. Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Social e os profissionais do centro realizaram uma singela festa junina para os atendidos pela instituição.

“O Centro Pop é uma casa de acolhimento para moradores de rua e usuários. É um espaço para eles receberam todo acompanhamento de profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, recebem alimentação, atenção, solidariedade e carinho. Aqui são desenvolvidas atividades com os orientadores como pintura, oficina de reciclagem. È uma grande satisfação participar com ele dessa festa junina tão especial. O nosso dever é cuidar da nossa população com muito carinho”. Disse a Primeira Dama, Agnes Oliveira.

O prefeito Nagib entregou para a sociedade codoense o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Rua Benjamin Constant, no bairro São Sebastião. O espaço foi revitalizado, reinaugurado e entregue a população codoense no dia 16 de abril, durante as celebrações do aniversário dos 121 do município de Codó.

Para o Prefeito Nagib o espaço é um baluarte para o resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade e que merecem toda a atenção do poder público. “Desde o inicio de nossa gestão que estamos colocando a disposição este centro de acolhimento, onde essas pessoas em vulnerabilidade social recebem todo atendimento especializado. É um trabalho muito importante feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social, pois a demanda de nossa cidade por esse serviço é grande. E esse trabalho de recuperação da cidadania e dignidade humana é imprescindível para todos nós”.

Ascom – PMC

Valorização de colaboradores faz Gabriela Construção ser esse grande potencial

A motivação dos funcionários é um desafio para muitas empresas, ainda mais quando o conceito que se quer passar é o de “vestir a camisa”. Afinal, um funcionário que gosta da organização na qual trabalha tem um desempenho muito melhor, busca soluções inovadoras e prefere conquistar novos espaços dentro da própria empresa. “A rotatividade nas empresas que valorizam seus colaboradores é muito menor do que nas que, por exemplo, deixam de oferecer benefícios e não conseguem demonstrar aos funcionários que eles são essenciais para o sucesso de toda a organização”, explica Micaeli Lima,administradora da empresa Gabriela Construção.
Jose Wilson proprietário esclarece que os gestores devem enfatizar a todos os colaboradores, independente do nível, que a contribuição de cada um resulta no crescimento e sucesso da organização. “Algumas pessoas sentem a necessidade de serem reconhecidas pelo seu trabalho. A melhor forma de fazer isso é ressaltar o quanto tem sido significativo o trabalho delas. Seja em uma conversa informal, com agradecimentos em nome da empresa, ou através de canais de comunicação, como murais e intranet”, exemplifica.

Reunião com os Colaboradoes

Há três ingredientes fundamentais para o sucesso: dedicação, motivação e trabalho. Para que esses ingredientes aconteçam… ame o que faz e acredite em você mesmo.” palavras de Micaela.

Café da manhã em Homenagem as mães

Promover reuniões periódicas também é um diferencial que estimula a valorização dos profissionais, já que o contato pessoal é muito mais eficaz do que apenas avisos impressos ou emails. “O ideal é que sejam apresentadas informações sobre a empresa e os colaboradores tenham a chance de tirar dúvidas, fazer críticas e sugestões. A interatividade traz novas ideias e faz com que o ambiente organizacional fique cada vez melhor”, ressalta.

Equipe Gabriela Construção

Micaela Lima Administradora

A jovem administradora também enfatiza que a organização deve disseminar seus valores, visão e missão entre os profissionais. É importante que tudo seja feito de acordo com estes princípios e com transparência para evitar boatos e desentendimentos. “Quando houver uma crise ou algum funcionário for desligado, todos devem ficar cientes do que está acontecendo, para evitar falsas expectativas e preocupações e aumentar a confiança”, aconselha.
Motivar os colaboradores também está ligado a outras questões como oferecer benefícios, primar pela qualidade de vida dos profissionais, proporcionar chances de crescimento dentro da empresa e oferecer boas condições de trabalho. “Uma maneira de verificar qual é o grau de satisfação dos colaboradores é fazer uma pesquisa de clima organizacional, na qual é possível identificar quais são os pontos fortes e o que é necessário melhorar”, finaliza.

A Gabriela Construção, já atua no ramo de construções há 25 anos, nesses vinte e cinco anos de existência, a empresa vem sempre se dedicando para chegar a excelência, parabéns a toda a equipe de colaboradores a ao empresario José Wilson que valoriza seus colaboradores.

Endereço: Av. Santos Dumont, 3443, Codó – MA, 65400-000

Telefone: (99) 3361-2330

De Segunda à Sexta-Feira das 07:30 as 18:00 e Sábado das 07:30 as 13:00

Prefeito Nagib entrega troféus na solenidade de premiação dos JECO’s 2017

O Ginásio Poliesportivo Carlos Fernando foi palco de mais um grande evento esportivo, com a solenidade de encerramento e entrega das premiações dos Jogos Escolares Codoenses (JECO’s) edição 2017, que aconteceu na noite de quinta-feira (22). O evento contou com a presença do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário de Governo João dos Plásticos, o Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, o Presidente da Câmara, Expedito Carneiro, vereadores e demais autoridades do município.

Os Jogos Escolares Codoenses – JECO´S 2017 foram realizados durante quinze dias do mês de junho, envolvendo 37 escolas da rede publica e escolas particulares. “Foram dias de muita emoção e competitividade entre as escolas em todas as modalidades, mas a rivalidade era apenas dentro das quadras e nas pistas, prevalecendo o respeito entre todos e a vontade de fazer o melhor por sua escola. Mais uma vez toda a equipe organizadora os cerca de dois mil estudantes e atletas envolvidos”, disse o presidente da Câmara Expedito Carneiro.

O Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, agradeceu a todos que contribuíram para realização de mais uma edição dos JECOS e falou da importância de continuar investindo no esporte codoense. “É uma grande festa do esporte e um palco para a revelação de nossos talentos jovens, nossos grandes valores criados em nosso município. Codó tem uma grande vocação natural para vários esportes. Nossa juventude está despontando e conseguindo importantes resultados em eventos em outros estados. A forma de incentivarmos é também realizar os JECOS da melhor maneira possível”.

Para o prefeito Nagib foi uma grande satisfação em realizar e prestigiar seu primeiro JECO’s como gestor. “É muito gratificante e uma grande emoção em nosso primeiro ano na prefeitura poder realizar um evento tão importante e que envolve tantos jovens. Prefeitura de Codó fará a entrega não só das medalhas e troféus aos campeões, mas também o reconhecimento do brilhante trabalho executado durante esses 15 dias. Os jogos proporcionam a integração dos alunos de todas as escolas públicas e privadas, além de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-atleta, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Daqui sairão grandes talentos e valorosos cidadãos. Parabéns que eu Deus abençoe a todos”, concluiu.

A Escola Batista mais uma vez liderou o quadro de medalhas (34 medalhas de ouro/ 20 pratas/ 07 de bronze), seguido das escolas Matta Roma (16 medalhas de ouro/ 06 de prata e 03 de bronze), Ananias Murad (14 medalhas de ouro/15 de prata/12 de bronze), e IFMA (13 medalhas de ouro/10 de prata/07 de bronze).

Vereador Pastor Max explica sobre estudo e planejamento para educação para zona rural

Esta semana na câmara Municipal, o vereador Pastor Max, em seu aparte, relatou sobre a situação da educação no pólo Boi não Berra e dos projetos de reorganização e renucleação das escolas da zona rural. De acordo com o parlamentar, os problemas de acesso e distribuição nas escolas do pólo Boi não berra estão sendo resolvidos.

“Foi um dos primeiros pólos visitados pelo Ministério Público e pela imprensa. Eu também já tinha ido ao pólo, fiz o registro em áudio e vídeo e inclusive fiz as Indicações necessárias para levar as melhorias para a região. Nesse período a situação do pólo foi bastante discutida na secretaria de educação, pois é de interesse da equipe do campo ver qualquer deficiência ou problemas resolvidos”, disse o edil.

Pólo Boi não Berra

O vereador explicou sobre o atual quadro no pólo e o que foi feito provisoriamente. “Tivemos um período invernoso muito abundante de chuvas, fato que castiga e provoca danos nas estradas vicinais, prejudicando a mobilidade dos estudantes. das dez escolas que existiam, oito funcionam efetivamente: Recreio, com cerca de 60 alunos; Penha com quase 100 alunos; Felicidade cerca de 20 alunos; Boi não Berra, escola pólo, mais de cinqüenta alunos, mais as escolas da Lagoa do Sales, Poço do Boi, Vidal, São Benedito do Mozart e santo Antonio dos Alves. Os estudantes das duas últimas citadas foram direcionados para a escola do Centro dos Britos, para o Recreio e Boi não Berra até que todos os reparos nas estradas fossem feitos”

Trabalho continua

Pastor Max ainda informou que a escola do Centro dos Britos já está no planejamento para reforma e ampliação, inclusa no programa Escola digna, e sobre o projeto da Escola da Lagoa do Sales, que já está pronto. A unidade será ampliada e reformada e atendera alunos das comunidades Felicidade, Centro dos Britos e Santo Antônio dos Alves, proporcionando uma escola de qualidade, conforto, dignidade e respeito a todos.

Erradicação das unidades de Taipa e renucleação

Por fim, o parlamentar afirmou que o planejamento e trabalho para erradicação das escolas de taipa continuam e falou sobre a necessidade de se replanejar o ensino para a zona rural. “O que se discute hoje na educação é a solucionar de vez o problema das escolas de taipa. Já avançamos bastante, pois Codó tinha um número grande dessas escolas, problema histórico. Desde o governo anterior, já há um planejamento em parceria com governo federal através do (PAR) Plano de Ações articuladas, e do governo do Estado de se erradicar com as escolas de taipa. Com o plano do governo do estado atual, por meio do Escola Digna daremos continuidade ao trabalho. Já estamos trabalhando em seis unidades e iremos continuar. Não temos como esperar “.

Sobre a renuclação do ensino na zona rural Max explicou: “Possuímos um espaça geográfico muito grande e uma zona rural extensa, mais de 4 mil km de extensão territorial. Por motivos políticos e erros históricos foram criados mais de duzentas escolas e lugares diversos. Muitas delas dentro de condições inadequadas, sem se pensar na qualidade, nas condições de conforto

e acesso dos estudantes. Replanejar e renuclear a zona rural e a comunidade o pólo Boi não Berra é necessário e está inclusa em nosso cronograma. A Solução hoje, por enquanto, é realocar os estudantes das oito escolas que funcionam de fato, com transporte eficiente, e redirecioná-los para as unidades mais estruturadas”.

Ascom