Home / Local

Local

Prefeito Francisco Nagib apóia equipe de atletismo que irá ao Campeonato Maranhense

Esta semana o prefeito de Codó, Francisco Nagib, recebeu no Salão Nobre da Prefeitura a delegação do atletismo codoense que irá participar do Campeonato Maranhense, que servirá como seletiva para o Norte Nordeste de Atletismo e outras três competições regionais. São 22 atletas de quatro categorias, que receberão apoio de transporte e alimentação.

De acordo com o diretor de atletismo da Superintendência de Esporte, Acelino Martins, a iniciativa do prefeito será fundamental na busca de resultados expressivos para a modalidade. “São jovens talentosos que o prefeito Francisco Nagib está apoiando para representar Codó no Campeonato Maranhense, que também serve como seletiva para outros torneios. Jovens com muito potencial, como o atleta Igor, indicado ao Troféu Mirante e medalha de ouro no Campeonato Brasileiro. Alguns desses jovens irão integrar a seleção maranhense de atletismo”, explicou

Democratização do esporte codoense

O Superintendente de Esporte, Goiabeira Júnior, lembrou sobre o trabalho do governo municipal em democratizar os investimentos, abrangendo todas as modalidades esportivas. “Com o apoio do prefeito Francisco Nagib, nós estamos podendo levar uma boa equipe de atletas que representem nosso município. O prefeito está investindo de forma diversificada no esporte codoense e nos talentos locais, com apoio entre todas as modalidades. Não é apenas o futebol, mas sim todas as modalidades que serão apoiadas e valorizadas”, comentou.

O prefeito Francisco Nagib parabenizou os atletas e desejou a todos boa sorte em todos os torneios. “Investimos sim, pois acreditamos nesta causa e na prática desportiva como instrumento de desenvolvimento de nossos jovens e para o exercício da cidadania. Sabemos que investir no esporte e em seus atletas é incentivar a criação de novos valores em todas as modalidades esportivas, revelando talentos que brilharão no cenário estadual e nacional, podendo chegar até a nos representar em grandes eventos internacionais. Codó já produziu grandes atletas de projeção internacional e vamos ampliar os investimentos para a concretização de mais valores de nossa terra”.

Codó é um dos doze municípios contemplados com o programa ‘Ensinar’ para formação de professores da Educação Básica

Na última quinta-feira (27) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, esteve presente em mais uma ação importante de fortalecimento da educação no Maranhão. Em solenidade no Palácio dos Leões, ao lado do governador Flávio Dino, o prefeito de Codó assinou o convênio para a implementação do Programa ‘Ensinar’, cujo objetivo é ampliar a qualificação dos professores da rede pública de ensino e também assegurar a preparação de novos professores.

Programa Ensinar

O objetivo é formar, nesta primeira fase, 1.260 professores para o exercício da docência na Educação Básica, nos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, História, Geografia, Letras, Línguas Portuguesa, Inglesa e Literatura e Pedagogia. O “Ensinar” será executado, inicialmente, em 12 municípios e chegará em breve a outras cidades do Maranhão. A finalidade é única: melhorar os índices educacionais do estado.

O público alvo do programa serão professores das redes de ensino que não tenham a formação em nível superior, além dos egressos do ensino médio da comunidade em geral. Os municípios contemplados são Codó, Carutapera, Colinas, Coelho Neto, Brejo, Governador Nunes Freire, Itapecuru, Lago da Pedra, Pastos Bons, Santa Inês, Tutóia e São Mateus – em seis desses municípios, que não têm campus da Uema, foi assinado parceria para que as aulas sejam oferecidas em espaços cedidos pelo município.

Para o prefeito Francisco Nagib, o programa será mais uma proveitosa parceria para a melhoria dos índices da educação em Codó. “Mais uma vez estamos de volta a capital para adesão de um programa, em parceria com o Governo do Estado, que irá trazer mais qualificação aos professores e qualidade para o ensino de nossas crianças. Essa formação de professores pela UEMA vem a somar com nossas ações e políticas públicas para o ensino de Codó e é um importante passo para uma educação melhor em nosso município”.

O Governado do Estado ainda laçou o edital de seleção de candidatos para concorrer às vagas do programa. A previsão para início das aulas será agosto de 2017 e término no segundo semestre de 2021. A intenção é que até 2018 sejam abertas 3 mil vagas, e alcance 18 municípios.

Ascom – PMC

 

Prefeitura de Codó promove evento de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria Municipal de Saúde de Codó realizou nesta quarta-feira (26) a Caminhada em alusão a data. A mobilização movimentou grande público, que partiu em caminhada da Praça Palmério Cantanhede até o centro da cidade.

As ações relativas à saúde, como aferição de pressão arterial e colesterol, teste de glicemia capilar e orientação nutricional, foram realizadas por equipes técnicas da SEMUS e levaram à população informações sobre a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção dos fatores de risco para desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial e diabetes.

O objetivo da caminhada foi fazer um alerta para as doenças cardiovasculares, responsável por elevadas taxas de mortalidade, além de estimular hábitos saudáveis de vida como a prática regular de atividade física e alimentação adequada. A hipertensão arterial é um importante fator de risco para estas doenças.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Aurilívia Barros, a ação é fundamental para lembrar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e prevenção da hipertensão. “A hipertensão é silenciosa e perigosa. Alertar a população como se prevenir é fundamental. A gestão do Prefeito Francisco Nagib trata o assunto com toda atenção e prioridade, promovendo várias ações e estratégias visando à promoção da saúde e prevenção de riscos. É preciso conscientizar a população e estimular a atividade física e a boa alimentação”.

Ascom – PMC

Conselhos de Assistência Social tomam posse em Codó

Tomaram posse esta semana os novos membros de todos os conselhos municipais pertinentes assistência social em Codó. Entres eles estão conselheiros do direito da mulher, do idoso e da comissão intersetorial das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A solenidade aconteceu no auditório da Associação Comercial e foi promovida pela Secretária Municipal de Desenvolvimento social, do Direito da Mulher, da Segurança Alimentar e Igualdade Racial.

De acordo com a Diretora da Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Rosa Vasconcelos, os conselhos que tomaram posse devem atuar como mecanismos de interlocução entre o governo e sociedade civil, planejando, orientando e fiscalizando as questões relativas a cada área.

“A gestão Mais Avanço Mais Conquistas vai ampliar as ações socais e busca nesta etapa de renovação de conselhos, implantar outros. Um exemplo é o Conselho do Direito dos Idosos e a Comissão Intersetorial das ações do Programação de Erradicação do Trabalho Infantil”, explicou o Vice-prefeito Ricardo Torres.

Para o diretor da casa de acolhimento a idosos, Casa São Pio, Bernardo Maria, fazer parte de um conselho e poder viabilizar outras frentes de proteção para terceira idade é fundamental para o desenvolvimento das ações sociais. “Apoiamos totalmente essa iniciativa do governo, em dar mais atenção também ao público da terceira idade, que tanto precisa de apoio em Nosso município. Estamos muito felizes com a criação do conselho”, comentou.

Ascom – PMC

Prefeito Francisco Nagib e Primeira Dama entregam kits de enxoval para mães do CRAS São Francisco

Na tarde de terça-feira (25) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, e a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, estiveram no CRAS do bairro São Francisco entregando Kits de enxoval para as mães da comunidade. Na ocasião, o prefeito conversou com as mães e falou sobre o trabalho da assistência social. “Estamos realizando o que sempre sonhamos para a nossa população, que é fazer com que as políticas públicas e o trabalho da assistência social cheguem até as pessoas que mais precisam. Estou muito feliz por estar aqui com todas vocês e entregar esses kits. A maternidade é o maior presente de Deus, um momento único e muito especial”, disse o prefeito.

Interagindo com as mães, o prefeito perguntou sobre como as famílias estavam recebendo os benefícios dos programas sociais, como Bolsa Escola, Bolsa Família e programa do leite. “Já recebi o Bolsa Escola e já fiz minhas compras. Também estou recebendo o Bolsa Família e o ticket do leite certinho lá na sede da assistência social. Quero também agradecer a equipe que me atendeu no HGM, pois tive meu filho agora e fui tratada com muito respeito, carinho e dignidade. Graças a Deus fui muito bem atendida”, agradeceu uma das mães do bairro São Francisco

Das mãos da Primeira Dama e do Prefeito Francisco Nagib, as mães receberam os kits de enxoval, que continham itens para uso próprio e para seis bebês. Os enxovais continham uma banheira plástica para o bebê, absorvente para as mães, alfinetes, três pares de roupas, casacos, mantas, meias, fraldas, cueiro, toalhas, sabonetes e shampoo, perfume e colônia, lençol, entre outros itens.

“Ser mãe é o momento mais especial e bonito na vida de uma mulher. Agradecemos ao carinho e apoio de todas vocês. Fazemos questão de acompanhar todos os programas, para que nossas comunidades possam ter dias melhores de ações importantes da assistência social, que estará sempre de portas abertas a nossa população. Parabéns a todas as mamães!”, agradeceu a Primeira Dama, Agnes Oliveira.

Agora bebês saem do HGM com seus registros de nascimento

Em suas palavras de encerramento, o Prefeito Francisco Nagib lembrou a importante conquista mais recente de sua gestão: o registro de nascimento feito no próprio HGM. “Estou muito satisfeito de saber que conseguimos agora que os filhos de Codó já saiam do HGM com registro de nascimento. No cartório demorava. Mas agora as crianças já saem do hospital com seu registro. Conseguimos evoluir esse processo. Não há mais subscrição e sim o registro definitivo da criança. Vamos poder proporcionar a todos vocês de forma gratuita. Não sai mais um bebê que não seja devidamente registrado”.

COMUNICADO:PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

A Secretaria Municipal de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação –SEMECITI, através do Programa Brasil Alfabetizado comunica aos professores alfabetizadores interessados a participar da nova etapa do referido programa que ainda estamos recebendo as matriculas até o dia 15 de maio, informamos também aos professores –alfabetizadores que já entregaram suas turmas, que só estamos aguardando a autorização do Ministério da Educação –MEC para realizarmos a Formação Inicial.

Maiores informações, na sala de Programas e Projetos –SEMECTI

A Coordenação

Prefeito de Codó e autoridades discutem políticas de Direitos Humanos com especificidades em Registro Civil de Nascimento

Na última terça-feira (25) diversas autoridades participaram de uma roda de diálogo com representantes de organizações da sociedade civil, gestores municipais e estaduais, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ONGs e redes de proteção. Estavam presentes o prefeito de Codó, Francisco Nagib, a secretária de Desenvolvimento Social, do Direito da Mulher, de Segurança Alimentar e Igualdade Racial, a Primeira Dama Agnes Oliveira, a secretária de Educação, Deuzimar Serra, além de outras autoridades. Na ocasião foram discutidos temas de políticas públicas em Assistência Social, Direitos Humanos, e as especificidades do Registro Civil de Nascimento.

O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Codó, com palestras ministradas pelas servidoras da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Adriana Oliveira, responsável pela supervisão de proteção e combate as violações, e Maria da Graça, Coordenadora de Promoção do Registro Civil de Nascimento.

O prefeito de Codó, Francisco Nagib mostrou-se satisfeito com a roda de diálogos. “É de grande importância ter diálogos para buscarmos soluções para beneficiar a população de nosso município. O nosso tema hoje é de suma importância para o nosso povo, principalmente para nossas mamães poderão registrar seus bebês logo após seu nascimento. Essa é uma grande conquista. Resgatar a identidade de nosso povo, mostrando o orgulho de ser codoense. Fico imensamente feliz por ter uma equipe, pronta e preparada por sempre buscar benefícios que melhoram a vida dos codoenses”.

Ascom – PMC

Imagem do Dia:Atenção gestor da Escola Mata Roma em Codó

Nu ultimo final de semana aconteceu na escola Mata Roma um ação global realizada pela Instituto Inaldo Abreu,e um dos atendimentos era limpeza de Pele com produtos Jafra.

Uma adolescente cadeirante pediu para sua mãe que queria fazer limpeza de pele foi ai que flagramos a dificuldade que teve para chegar ate a sala onde estava acontecendo o serviço de limpeza,mais graças aos voluntarios do instituto que ajudaram a garota.Será se é tão caro para o Governador mandar fazer uma rampa nos locais que necessita na escola ?

Vereador Pastor Max visita obras de recuperação da MA-026

Na última semana o vereador Pastor Max esteve mais uma vez junto às comunidades da zona rural de Codó. Desta vez o edil esteve fiscalizando as obras de recuperação da MA-026. No mês passado o Vereador Pastor Max, junto com o vereador Valdec Frota, esteve em audiência com os moradores da região, na comunidade Santa Rita. Na ocasião o edil ouviu as reivindicações das famílias para a realização da obra, que agora esta sendo concretizada.

“Estivemos em oportunidade anterior, eu e o vereador Valdeck Frota, que é um dos apoiadores da causa, ouvindo as demandas da população local e os pedidos para que essa obra fosse feita. Hoje voltamos para fiscalizar bem de perto o andamento das obras. Vamos continuar as visitas e acompanhar o andamento das obras que estão sendo realizadas em prol de nossa população”, disse o parlamentar.

A recuperação da MA-026 é um sonho dos moradores de Codó, principalmente das comunidades que se localizam entre o Km 17 e a localidade Triangulo. A recuperação da estrada é importante tanto para os moradores da zona rural do município de Codó, quanto para todos os condutores que precisam trafegar pela região.