Home / Local

Local

Líder do Governo na Câmara vereador Leonel Filho rebate críticas da oposição

Na última sessão da Câmara Municipal de Codó, o vereador Leonel Filho (PTN) não deixou o vereador Rodrigo Figueiredo, líder da oposição, sem resposta. O líder do Governo na Câmara de Codó iniciou seu pronunciamento rebatendo de forma moderada e adequada as críticas do colega de parlamento. Leonel até brincou, respeitosamente, dizendo que Rodrigo daria um bom líder do governo, pois enumerou as ações importantes do município em conjunto com o Governo do Estado.

O Vereador Leonel Filho falou inicialmente sobre a inauguração da Escola de Ensino Médio inaugurada no distrito Km 17. “Aquela comunidade luta há quanto tempo por aquela unidade educacional? Todos deram sua contribuição, os vereadores fiscalizavam, mas não vinham os recursos complementares. Mas agora o prefeito conseguiu inaugurar, e ao lado do secretário de educação, Felipe Camarão e tantas outras autoridades municipais e estaduais. É uma escola fruto da parceria Município de Codó e Governo Estadual. Querem passar pra população que foi só o Estado, mas houve o esforço do prefeito sim. Do anterior e do atual para que essa escola saísse. E o governo municipal foi elogiado pelos três secretários de estados presentes na solenidade”.

Escola atenderá ensino médio e fundamental

O edil também lembrou que a escola será utilizada por alunos do ensino médio (Estado) e do ensino fundamental (município). “A unidade funcionará da seguinte maneira: o ensino médio pago pelo Estado e o fundamental pelo município. As ações positivas estão ofuscando cada vez mais as críticas da oposição. É por isso que a popularidade do governo está crescendo e o povo cada vez mais apoiando a administração Francisco Nagib”.

Dois Milhões para a Saúde

Leonel Filho ressaltou a ótima notícia para a população de Codó: a que o município já recebeu dois milhões para serem investidos na compra de novos e modernos equipamentos para o HGM. “O Senador Roberto Rocha esteve aqui e entregou nas mãos do prefeito Francisco Nagib a ordem de depósito de dois milhões de reais, que foram conseguidos por emenda do Senador e serão investidos no HGM. E o prefeito ainda continua indo atrás de recursos para serem investidos na saúde, para revitalizar o HGM e também os postos de saúde de Codó”.

Leonel Filho fez uma retrospectiva sobre a série de inaugurações para a assistência social, como as das sedes do CRAS, CREAS e da própria sede da Secretaria de Desenvolvimento Social. O parlamentar também destacou o empenho do prefeito em estar pessoalmente nas ações das secretarias de governo. “O prefeito tem andado visitando as obras, nos mercados da cidade, nos eventos esportivos e nos diversos lugares onde haja as ações e benfeitorias do governo”.

Mais e cinco mil cartões do Bolsa Escola

A distribuição dos mais de cinco mil cartões do programa Bolsa Escola no município de Codó também entrou na pauta de Leonel Filho. “Em relação ao Bolsa Escola, pra quem diz que é só o Governo do Estado, eram apenas mil e poucos cartões destinados pra Codó. Se não fosse a luta

do prefeito e da secretária Agnes Oliveira não teríamos chegado aos mais de cinco mil. Todo esse empenho da administração Mais Avenço, Mais Conquistas, em prol das pessoas mais humildes de nosso município, recebeu o elogio do próprio Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista”.

O vereador encerrou seu pronunciamento destacando os avanços na agricultura, com a aquisição de maquinário completo para o Programa Mais Produção, que vai ampliar a produção agrícola, com ênfase na cadeia do arroz, no município de Codó. “Com essas máquinas, a prefeitura irá triplicar a sua produção, aumentando o emprego e renda no campo”.

Ascom

 

Prefeito Francisco Nagib e autoridades inauguram escola de ensino médio no Distrito Km 17

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, inaugurou nesta sexta-feira (17) o Centro de Ensino Raimundo Pinheiro Pires, a tão sonhada escola de ensino médio do Distrito Km 17. Na cerimônia de inauguração estavam presentes a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, a Secretária Municipal de Educação, Deuzimar Serra, a Diretora Regional de Educação, Fátima Falcão, o Deputado Estadual, Cesar Pires, o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, secretários de governo e vereadores.

Instalada na área do antigo posto de abastecimento do Km 17, a nova unidade escolar é a realização de um sonho antigo da comunidade. “Apesar da crise que o país atravessa estamos inaugurando escolas, com a força do governador Flavio Dino e do prefeito Francisco Nagib. Esta união irá trazer o que nossos estudantes necessitam e tudo mais que a população de Codó precisa”. Declarou a Diretora Regional de Educação, Fátima Falcão.

Secretária Municipal de Educação, Deuzimar Serra, agradeceu a união e trabalho de todas as autoridades e parabenizou a comunidade do Km 17 pela inédita conquista. “É um privilégio muito grande poder fazer parte de uma equipe em um governo que já começou trabalhando muito e colhendo ótimos resultados. Na educação já estamos conseguindo trazer muita coisa para Codó, Como o Centro de Educação Integral, Centro de Formação de Professores e a inauguração desta tão sonhada Escola

O Centro de Ensino Raimundo Pinheiro Pires possui seis amplas salas de aula, dispõe de secretária, sala de professores, laboratório de informática, espaço para biblioteca, área de recreação, quadra poliesportiva e atenderá cerca de 300 alunos do Km 17 e de povoados vizinhos. “A escola atenderá ao ensino médio e também ao fundamental. Já são nove turmas iniciando imediatamente. Com previsão para EJA e expansão, para que as crianças e jovens do Km 17 não precisem se deslocar a grandes distâncias em busca de conhecimento e crescimento. Quero destacar o esforço de todas a lideranças políticas da região, do ex-prefeito Zito Rolim, do Prefeito Francisco Nagib e do Governador Flávio Dino, que juntos entregam esse presente a toda comunidade”, declarou o Secretário Felipe Camarão.

O prefeito Francisco Nagib parabenizou toda comunidade do Km 17 e falou que, além de outros avanços, o dia estava especialmente celebrando conquistas para educação. “Hoje estamos vivendo um dia de muita alegria. Um dia que eu agradeço a Deus. Um grande momento, em especial para educação, pois hoje no início da manhã, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Governo do Estado, começou a distribuição de mais de cinco mil cartões do programa Bolsa Escola. Agora, em mais uma parceria entre o Município de Codó e o Governo do Maranhão, estamos aqui com todos vocês entregando este grande presente a população do Km 17 e comunidades vizinhas, uma escola de ensino médio, nova em folha e pronta para receber nossos estudantes. Parabéns a todos. Viva nossos estudantes, viva o Maranhão, viva Codó e viva o Km 17!”,  finalizou o prefeito

Ascom – PMC

Câmara de Codó aprova três projetos de lei do executivo municipal

A 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó aconteceu nesta segunda-feira (20) com um público expressivo no plenário. Os vereadores leram 15 indicações para o Executivo e aprovaram três Projetos de Lei (PL) de autoria do mesmo. A primeira matéria aprovada foi a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal, que tem como finalidade acrescentar um Parágrafo Único ao Art. 65, que fala da competência do Prefeito Municipal. A proposta é fruto da necessidade atual de que todos os gestores envolvidos no Processo da Gestão e Administração de Recursos Orçamentários da Prefeitura Municipal, possam juntos, compartilhar das responsabilidades no que tange as formalidades legais exigidas para os dispêndios orçamentários públicos.

“Desta maneira, ao possibilitar a delegação de competência para atos de Ordenador de Despesa, o Poder Executivo Municipal garante, por meio deste Projeto de Lei, que mais pessoas incumbidas de um cargo e de uma função pública, que tenham participação direta na emissão de empenho, autorização de pagamentos, e demais gastos com recursos municipais, possam ter também o cuidado necessário, dificultando assim danos ao erário, por possíveis atos de irresponsabilidade de envolvidos no processo”, justifica o gestor na PL.

Meio Ambiente em nova secretaria

A Câmara aprovou ainda o Projeto de Lei nº 08, de 16 de março de 2017, em regime de urgência, que tem como finalidade alterar dispositivos da Lei nº 1.758, de 03 de janeiro de 2017, que trata da Estrutura Organizacional do Município de Codó – MA, no que diz respeito a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural – SEMADUR e a Secretaria de Finanças e Planejamento.

Com o advento da gestão “Mais Avanço Mais Conquistas”, houve uma fusão entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Secretaria de Obras, passando a ser denominada Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural – SEMADUR, com sua finalidade e competências estabelecidas da Seção XI, artigos 52, 53, 54 e 55, da lei nº 1758/2017. Ocorre que em 23 de dezembro de 2016, o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão –CONSEMA/MA,publicou a Resolução nº 019/2016, que fixa normas gerais de cooperação federativa, em que descreve no art. 6º, os requisitos necessários para que o município possa realizar a renovação da habilitação técnica e com isso continuar com o licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental no município de Codó – MA. O inciso II do citado artigo, determina que o órgão ambiental municipal não pode estar vinculado a Secretarias Municipais de caráter executivo de obras públicas, o que se constata na atual estrutura administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural.

Diante da exigência, para que o município de Codó – MA possa renovar a habilitação junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, é de fundamental importância que a Secretaria de Meio Ambiente seja desvinculada/separada da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, passando a fazer parte da estrutura administrativa da Secretaria de Finanças e Planejamento que não possui caráter executivo de obras públicas e com essa alteração possa ser realizada e renovação da habilitação junto a Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Recursos Naturais.

E a última proposta apreciada pelos vereadores foi o Projeto de Lei nº 09, de 16 de março de 2017, que tratou da Ratificação do Protocolo de Intenções, criando o CIDR Bacia do Rio Itapecuru – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Bacia do Rio Itapecuru, com personalidade jurídica de direito público, do tipo associação pública, de natureza autárquica que integrará a administração indireta de todos os entes da federação consorciados, conforme possibilita a legislação que regulamenta a contratação e funcionamento de consórcios públicos.

Ascom – CMC

Prefeito Francisco Nagib e comitiva estão em Brasília buscando benefícios para Codó

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, do PDT, está em Brasília, na companhia da primeira-dama Agnes Oliveira e do vice-prefeito, Ricardo Torres.

Na manhã desta terça-feira, 21, os três já estiveram com uma equipe do Ministério do Meio Ambiente e também estarão com responsáveis federais pela CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco.

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

A empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos.

O prefeito está concretizando na capital do federal parcerias com o governo de Michel Temer para trazer para Codó benefícios por meio do programa ÁGUA DOCE.

“Reunido com equipe do Meio Ambiente e teremos um grande projeto para Codó, projeto ÁGUA DOCE para   equipamentos de dessalinização”, escreveu o prefeito direto de Brasília.

 

Fonte: Acelio Trindade

Terreno baldio no novo milênio serve para Desmanche,Entulho e Restos de Animais

Os moradores contam que de tudo é jogado por lá: animais mortos, restos de material de construção,desmanche de Carros entre outros. Para piorar, já foram encontrados no terreno vasilhames que podem servir de ambiente perfeito para o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Outro grande problemas são os donos de Frigoríficos jogam restos de animais e que causa um grande mau cheiro chegando ate as residenciais que incomoda ate mesmo os moradores de sentar em suas portas.

Restos de Animais

Para piorar, ainda tem um esgoto por perto que tem causado muitos incômodos à vizinhança.

Desmanche de Carro

Art.10 – Os proprietários e inquilinos de imóveis urbanos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio seus prédios, quintas, pátios e outras dependências que ocupem.
§ 1º – Os loteamentos e lotes isolados ainda não construídos devem ser mantidos livres de mato, água estagnada e lixo, e capinados pelo menos uma vez por ano de preferência após o período chuvoso.

Veja o que fala o código de postura do Município CÓDIGO DE POSTURA DE CODÓ-MA. Lei 952 de 20.12.1991

 

Prefeitura de Codó e Governo do Estado distribuem mais de cinco mil cartões do programa Bolsa Escola

Na manhã desta sexta-feira (17) milhares de famílias codoenses se reuniram no Ginásio Carlos Fernando, no bairro Novo Milleniun, para receber os cartões do programa Bolsa Escola. Na oportunidade, o Prefeito Francisco Nagib e a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, conversaram com as famílias e realizaram a entrega simbólica dos cartões. Também estavam presentes o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, o Secretário de estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, Deputado Estadual, Cesar Pires, o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, secretários de governo e vereadores.

Em suas palavras de abertura, a Secretária Agnes Oliveira expressou imensa felicidade em disponibilizar todos os cartões as famílias codoenses com toda celeridade. “É tão bom poder estar aqui com todos vocês para entregar os cartões, que já se encontram desbloqueados e prontos para serem usados com a compra do material escolar das nossas crianças. Agora é só procurar as lojas que estão credenciadas e escolher a melhor opção para seus filhos”.

Usando o benefício com segurança

O cartão Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) consiste em um cartão de débito de uso exclusivo para compra de material escolar em estabelecimentos da rede credenciada. Com ele, famílias que já são beneficiárias do programa federal Bolsa Família receberão crédito para poderem comprar materiais escolares para os filhos. O Secretário Neto Evangelista explicou aos presentes como fazer o uso adequado e seguro do cartão.

Cada Cartão vem acompanhado de uma senha. Para que os pais possam efetuar as compras. É só passar na máquina e digitar a sua a senha e realizar boas compras. Mas lembrem-se, pechinchar na hora da compra é necessário. Escolham a loja com os melhores preços e promoções. E denunciem se alguma loja credenciada estiver praticando preços abusivos”, orientou    

Neto Evangelista também ressaltou o trabalho dedicado realizado pela administração Mais Avanços, Mais Conquistas. “Quero agradecer ao Prefeito Francisco Nagib e a Secretária Agnes Oliveira, pois estão trabalhando de maneira tão dedicada para fazer com que a s políticas públicas do Governo do Estado sejam executadas de forma adequada no município de Codó. Em todas as parceiras que são feitas entre o Estado e Município, o prefeito Francisco Nagib e toda sua equipe se colocam a disposição para que todos os projetos e programas cheguem até a população da melhor maneira possível”.

O Prefeito Francisco Nagib fez a entrega simbólica do primeiro cartão e desejou a todos boas compras. “É um momento único. Lembro de quando era criança e de ir com maus pais comprar o material escolar. Escolher o caderno, o lápis, a borracha. É uma hora especial pra criança, em que ela começar a se motivar para o início do ano letivo e com seu material novo. E graças Deus e a essa parceria com o governo do Estado iremos proporcionar esse momento especial para mais de cinco mil crianças. Agora é só correr para as compras. Parabéns a todos” .

Ascom – PMC

Prefeito Francisco Nagib recebe emenda do Senador Roberto Rocha no valor de dois milhões para equipamentos do HGM

IMG_20170318_121413Na tarde desta sexta-feira (17) o prefeito de Codó, Francisco Nagib, e autoridades municipais receberam o Senador Roberto Rocha (PSB). O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Codó e também contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Torres, do ex-prefeito Zito Rolim, além de secretários de governo e vereadores.
Roberto Rocha entregou ao prefeito a ordem de depósito bancário no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), resultado de emenda do próprio senador, aprovado pelo governo federal. O valor foi repassado ao município de Codó e será aplicado na compra de novos equipamentos para o Hospital Geral Municipal (HGM).IMG_9928-1
Projeto para Abatedouro
Na oportunidade, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Araújo Neto, entregou ao Senador Roberto Rocha a planta do projeto para o novo abatedouro de Codó. “Esse recurso virá através do Ministério da Agricultura, por emenda do Senador. Com o recurso poderemos construir um novo abatedouro, com modernas instalações e plenas condições para abastecer nosso município de forma adequada, segura e de acordo com as normas da vigilância. Tenho certeza que é um projeto de prioridade para nossa cidade”.IMG_9829
Ascom – PMC

Codoense atuará como figurante na nova novela da Globo ‘NOVO MUNDO’

Sou Gilvan da Silva, que se mudou para o Rio de Janeiro para realizar dois grandes sonhos atuar na TV e também desfilar na Beija-Flôr, onde recentemente desfilei.

Codoense à esquerda

Codoense à esquerda

Atualmente tenho meu trabalho reconhecido nas gravações da próxima novela das 6 – Novo Mundo, da Rede Globo, onde contraceno com Caio Castro ao interpretar Dom Pedro, príncipe do Brasil.  Isabelle Drummond, Letícia Colin, Rodrigo Simas, Chay Suede entre outros grandes atores.

IMG_20170315_161053No figurino de funcionário comerciante dá época venho conquistando muitos amigos isso é motivação para fazer melhor. Os atores figurantes são indicados pelas agências para compor o elenco onde fui chamado para as gravações. Já tenho duas cenas gravadas  a nova novela das 6 (Novo Mundo) que estreia em março, dia 22.

Screenshot_2017-03-15-16-15-281Venho desenvolvendo meu trabalho com muito sacrifício e com uma parcela de diversão,  quem não queria passar o dia com Caio Castro ficar o dia todo pertinho de Isabelle Drummond?

Fonte> Blog do Acelio