Home / Política

Política

Francisco Nagib recebe lideranças e declara apoio a Weverton Rocha para o Senado Federal

IMG_6033Lideranças políticas de diversos municípios maranhenses se reuniram no último domingo (19h), em Codó, para reafirmar o projeto comum de candidatura ao Senado, tendo como nome o deputado federal Weverton Rocha (PDT). Participaram do encontro, que foi organizado pelo prefeito de Codó Francisco Nagib e pelo empresário Francisco Oliveira, cerca de 40 prefeitos, mais de 30 vereadores, ex-prefeitos, lideranças municipais, deputados estaduais e federal.IMG_6088

Estavam presentes no evento quatro presidentes de partido, o deputado federal Juscelino Rezende, do Democratas; o prefeito de Timon Luciano Leitoa, do PSB; o ex-deputado estadual Jota Pinto, do PEN; além do próprio Weverton, que é presidente do PDT. Também compareceram o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, os deputados estaduais Rogério Cafeteria, César Pires, Rafael Leitoa,Glalbert Cutrim, e os ex-deputados Rubens Pereira, Hélio Soares e Marcos Caldas.IMG_6041

Durante cerca de três horas as diversas lideranças falaram de suas expectativas para um projeto de candidatura ao Senado e expressaram o desejo de ver um senador que lute pelos interesses do estado e dos municípios maranhenses. Os cerca de 40 prefeitos fizeram seus discursos e afirmaram apoio.

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, declarou acreditar na força de trabalho do deputado e seu histórico de lutas pela democracia. “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer todo o apoio recebido pelo nosso deputado federal e amigo, Weverton Rocha. Esse político que sempre desprendeu esforço abnegado e realizou feitos valorosos como parlamentar pelo Partido Democrático Trabalhista. Político que desde muito cedo desenvolveu interesse pelas causas sociais, em especial as voltadas aos jovens, militou em prol dos movimentos estudantis, integrando diversas entidades. Quero também fazer a diferença e gravar meu nome na história da política maranhense, assim como já faz o deputado Weverton Rocha e ainda fará mais, quando chegar ao Senado Federal nas eleições de 2018”.IMG_6198

Ao final do encontro, o deputado Weverton Rocha agradeceu o apoio de todos e afirmou que aceita o desafio de colocar seu nome para uma das vagas que disputarão o Senado, porque entende que esse não é um projeto apenas seu. “É um projeto nosso, um projeto maior, pelas cidades, pelo estado, pelas pessoas que vivem aqui”. E completou, “ estamos fazendo aqui um pacto de fazer política de diálogo e solução para o povo do Maranhão.”

IMG_6017 IMG_6070 IMG_6303 IMG_6324 IMG_6344 IMG_6355

Vereador Pastor Max agradece a população por mais um mandato e destaca chegada de energia elétrica em localidade rural

maxEm suas palavras na primeira sessão do ano, o vereador Pastor Max expressou grande satisfação pelo início dos trabalhos da atual legislatura e de voltar ao parlamento. O edil cumprimentou todos os novos e antigos colegas de parlamento e desejou boa sorte aos representantes do Legislativo e também ao chefe do Executivo

“É com satisfação e alegria que retorno ao parlamento municipal imbuído dos melhores sentimentos e esperança de ver nossa querida Codó cada vez melhor. Expresso minha felicidade em receber os novos vereadores que, tenho certeza, desempenharão seu primeiro mandato com o entusiasmo necessário para ajudar e contribuir com o crescimento do nosso município. Torcemos também pelo sucesso da administração do Prefeito Francisco Nagib, que neste início de mandato tem se esforçado ao máximo para demonstrar que buscará dar o seu melhor em prol do nosso município”.

Trabalho pelas localidades mais carentes

O vereador Pastor Max falou sobre seu objetivo de continuar lutando pelos interesses do povo e pela melhoria da qualidade de vida das famílias, sobretudo nas localidades mais carentes. “Tenho certeza que compartilhamos o sentimento que se reflete em cada ação praticada diante das nossas comunidades, seja na busca da iluminação pública, do asfalto, da melhoria da educação, enfim, de todas as políticas públicas necessárias a melhoria da qualidade de vida do cidadão codoense”.

O edil citou o exemplo da chegada de energia elétrica na localidade São Benedito do Mozart, que irá beneficiar muitas famílias. “Acompanhamos há bastante tempo o sofrimento daqueles moradores que foram excluídos de um direito tão básico e importante em pleno século 21. Amanhã estaremos na localidade para acompanhar e fiscalizar de perto os serviços que estão sendo realizados”. Afirmou.

Perdas irreparáveis para Codó

Por fim, o parlamentar registrou uma moção de pesar pelo falecimento de três pessoas importantes para o município: a professora Joredes, professora Marluce e o Pe. José Pelegrine, e pediu conforto aos familiares e amigos que perderam estas pessoas especiais. “Como concidadão e vereador deste município não poderia deixar de abraçar os familiares e amigos com votos de pesar, rogando a Deus que os confortem”.

Indicações

Por meio da Indicação número 04/17 o vereador solicitou ao poder Executivo a reforma de prédios das escolas municipais em situação crítica. Pela Indicação número 05/17 Max solicitou a recuperação da estrada vicinal da Lagoa Seca, rebaixamento e melhoria da ladeira que leva à localidade, a construção da estrada vicinal que leva a localidade Lagoa do Sales, Felicidade do seu Zozó, São Francisco e Penha, além da construção das pontes do Riacho da Enxada e do Riacho dos Cocos e construção da ponte do Riacho São José.

ASCOM

Vereador Rodrigo Figueiredo apresenta indicação e requerimento na primeira sessão do ano de 2017

rodrigoFoi realizada na noite desta segunda-feira (06), a primeira Sessão Ordinária do ano de 2017, na Câmara Municipal de Vereadores de Codó. E contou com uma expressiva participação popular.

O vereador Rodrigo Figueiredo participou ativamente dos assuntos discutidos na casa e se mostrou desfavorável ao Projeto de Lei nº 02/17, de autoria do Executivo, que autoriza, no primeiro ano da atual gestão, a contratação de professores através de avaliação de currículo com titulação aprovada e plano anual de ensino. Mas, apesar do argumento plausível e seu voto contrário, o edil foi vencido pelos colegas parlamentares, que decidiram aprovar o polêmico projeto.

Requerimento apresentado

O Vereador Rodrigo Figueiredo, apresentou o Requerimento de N° 01/17, pedindo que a Câmara enviasse um oficio ao Gerente do Banco do Brasil, requerendo a cópia analítica do extrato da conta do FUNDEB, referente ao mês de dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

“O motivo deste nosso requerimento é a questão da complementação dos recursos do FUNDEB, que o município de Codó recebeu ainda no final do ano passado, no valor de R$ 4.825.963,06. O município de Codó ainda não explicou, aí queremos ver nesse extrato quando exatamente esse recurso caiu e qual o destino que esse recurso teve, porque o nosso entendimento e a nossa vontade é que o município de Codó, no primeiro momento já tivesse pego esse recurso, feito uma reunião com os servidores da educação e pagasse esse dinheiro em forma de abono aos profissionais da educação do município de Codó”, argumentou.

O requerimento do edil foi aprovado de forma unânime pelos seus colegas parlamentares.

Indicação apresentada

O vereador Rodrigo Figueiredo também apresentou a Indicação de N° 06/17, solicitando que fosse enviada ao prefeito Francisco Nagib, uma correspondência para que ele autorizasse o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural, Francisco Roberto, a realizar a recuperação das ruas e avenidas do Conjunto Primavera, localizado no bairro São Sebastião.

“Todos no município de Codó conhecem o Conjunto Primavera, tem um grande número de residências e moradores. Eu estive conversando com alguns moradores do local e constatamos as condições terríveis daquelas vias do Conjunto Primavera, assim como boa parte das ruas de Codó, que são as piores possíveis. Dificuldade para o trafego de veículos e de pedestres, algumas vias estão quase intransitáveis, então essa é nossa indicação apresentando um pedido daquela comunidade”, disse.

Todos os vereadores de Codó, foram favoráveis ao pedido feito por Rodrigo Figueiredo, através de indicação.

ASCOM – VEREADOR RODRIGO FIGUEIREDO

Vereador Ivan do Naby inicia sua primeira legislatura com indicação para região da Colônia

ivan

Vereador Ivan do Naby

Em sua primeira sessão na Câmara Municipal de Codó, o vereador Ivan do Naby reivindicou ao Executivo benfeitoria para a zona rural. Pela Indicação de número 03/17, o edil solicitou que fosse enviada correspondência ao prefeito Francisco Nagib para que determine a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural a recuperação de ponte na região da colônia.

Bem à vontade em sua primeira participação no legislativo, em entrevista à mídia digital, o parlamentar declarou que a primeira sessão foi bastante produtiva, onde o confronte de ideias e opiniões foi conduzido de forma democrática e com expressiva participação popular.

“Foi realmente uma estreia bem proveitosa nesse início de ano legislativo, onde votamos projeto importantíssimo para a educação de Codó, dando condições para o processo de seleção de profissionais contratados para o início das aulas. Mesmo com manifestações de opiniões contrárias, da qual respeitamos muito, chegamos a um consenso do que seria melhor para a educação nesse momento. Foi uma sessão muito bem conduzida por nosso presidente, Expedito Carneiro e quero parabenizar a todos os colegas de parlamento por essa proveitosa estreia”, declarou.

Contratação de professores é tema principal na primeira sessão da Câmara Municipal de Codó

AIMG-20170206-WA0026 Câmara de Vereadores de Codó realizou nesta segunda-feira, dia 6, a primeira sessão ordinária da nova legislatura. Na inauguração do ano parlamentar, foi apresentada a Mesa Diretora da Câmara Municipal, composta pelo presidente Expedito Carneiro, o vice-presidente, Domingos Reis, 1º secretário, Milson Sousa da Silva, 2º secretário, Francisco André Jansen, 1º tesoureiro, Iltamar Muniz e 2º tesoureiro Raimundo Nonato Sampaio Pimenta.
O Presidente da Câmara, Expedito Carneiro, abriu a sessão solicitando a participação de um pastor, para transmitir mensagem religiosa. No início dos trabalhos, onde todos os vereadores estiveram presentes, foi discutido, votado e aprovado por maioria o Projeto de Lei nº 02/17, de autoria do Executivo, que autoriza, no primeiro ano da atual gestão, a contratação de professores através de avaliação de currículo com titulação aprovada e plano anual de ensino.IMG-20170206-WA0025
Dentro da legalidade
O Projeto de Lei encontrou resistência na avaliação do vereador Rodrigo Figueiredo, mas foi defendido com moderação pela base governista. A maior argumentação dos vereadores da situação foi a necessidade da celeridade no processo de contratação dos professores, não comprometendo o início do ano letivo.
“Não podemos comprometer quem está na outra ponta do processo educacional, que são os estudantes. É necessário, mesmo que de forma provisória, a contratação dos professores por análise de currículo, para darmos início as aulas e não atrasar o conteúdo programático”, colocou o relator do projeto, vereador Max Tony.IMG-20170206-WA0024
O presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara, vereador Rômulo Vasconcelos, citou o Art. 37, IX, da Constituição Federal, que garante a legalidade da contratação temporária por excepcional interesse público, como é o caso de Codó. “Não estamos fazendo nada fora da constitucionalidade, pois não há tempo para a realização do concurso e precisamos dar início as aulas, o que mostra o caráter excepcional desta situação”.
Ascom – CMC

Eleições 2018: PRTB fecha com o senador Roberto Rocha

thumbnail_DSCN2151 1O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB declarou, apoio à pré-candidatura do senador Roberto Rocha (PSB-MA) para as eleições de 2018. O presidente estadual do partido no Maranhão, Márcio Coutinho assim que lançou sua pré-candidatura para deputado federal, anunciou também que o partido apoiará, no Maranhão, a candidatura do senador do PSB para o governo do estado: “ Se em 2014, não estivemos juntos, em 2018 estaremos, com certeza”, garantiu. Em seguida, mirou sua artilharia no atual governo: “Somos privilegiados pelas riquezas do Maranhão, é um estado rico, entretanto não tem perspectivas de produzir riquezas. O governo que aí está, ganhou em 2014, mas, após 2 anos de governo, não é a gestão que o nosso estado merece”, concluiu.

Ainda licenciado, no sábado, 29, Roberto Rocha participou de um encontro estadual do PRTB, realizado no Hotel Veleiros, com a presença do presidente nacional do PRTB , Levy Fidélix, que encontrava-se em São Luís para a inauguração da nova sede do partido. Pré-candidato à presidência da república, Levi Fidélix  reafirmou o apoio do PRTB, no Maranhão, a Roberto Rocha. Elogiou a atuação do parlamentar no senado e disse que acompanha de perto o trabalho de Rocha.

Fidelix disse ainda que o PRTB no Maranhão é estratégico para o crescimento do partido. E que para que o partido se fortaleça e possa ter representação no Congresso Nacional, o PRTB tem que alcançar, já nas eleições de 2018, 2% dos votos válidos apurados nacionalmente, espalhados em 14 estados. A meta, segundo o dirigente partidário, é fazer pelo menos um deputado federal por estado.

João Santana, ex-marqueteiro do PT, é condenado por Moro

AAmxCaT.imgO marqueteiro do PT João Santana foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa na Operação Lava Jato. A esposa e sócia do marqueteiro, Mônica Moura, também foi condenada.

Em decisão publicada nesta quarta-feira, Moro condena ainda outros quatro réus, entre eles João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, que já havia se envolvido no caso do mensalão.

“Condeno João Cerqueira de Santana Filho por nove crimes de lavagem de dinheiro”, diz a decisão do juiz Sérgio Moro. A pena de João Santana será de mais de oito anos de prisão.

“Entre os nove crimes de lavagem, reconheço continuidade delitiva. Considerando a quantidade de crimes, elevo a pena do crime em 2/3, chegando ela a oito anos e quatro meses de reclusão e cento e oitenta dias multa.”

João Santana e Mônica Santana foram investigados na 23ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Acarajé. Santana foi o responsável pelas campanhas políticas de Lula e de Dilma Rousseff.

Fonte: Exame

Vereador do PCdoB e Apresentador de TV emprega a família inteira na Prefeitura de Coroatá!!!!

empregos1O até então que  outro dia, era um simples Apresentador de TV que dava aulas de ética e moral à população de Coroatá, Marcílio Gonçalves, acabou quebrando as castanhas dentro de sua própria boca. Mal se elegera a vereador pelo partido comunista do Governador Flavio Dino. Conseguiu a sua mais importante proeza dentro da política local. Arranjou emprego para toda a sua família na sinecura chamada Prefeitura de Coroatá.

 

O recém-eleito vereador é um dos “queridinhos” do pai-prefeito. Além de ter a sua campanha turbinada pelo pai-prefeito, agora demonstra que manda e pode fazer de um tudo no referido órgão municipal. O que os vereadores Diogo (PT), Cássio (PSDB) e Lourdinha (PCdoB) não conseguiram ainda sequer empregar as suas esposas e marido. Muito pelo contrário, estão para lá de apoquentados!!!

 

Marcílio Gonçalves só ainda não empregou o cachorro, o papagaio, periquito, o jumento e as galinhas pretas que cria em seu terreiro devido serem galináceos destinados aos terreiros de macumba e de urucubaca de Coroatá e região. Mas se houver oportunidade, certamente, elas estarão empregadas daqui alguns dias!!!

 

O falacioso apresentador que sempre adorou contar causos em seu programa de televisão, soube enganar direitinho povo coroataense. Também pudera: o cara  é cearense, natural de Irauçuba. Sabe fazer muito bem as suas macacadas e o povo adora esse tipo de presepada!!!

 

Além de empregar a mulher e o filho, Marcílio Gonçalves empregou o irmão como  Chefe do Farol da Educação, a irmã de criação vai trabalhar no Abrigo Municipal e o sobrinho como Enfermeiro-Chefe de Marcação de Consulta no Centro de Especialidades Médicas – CEM. O filho na Central de Videomonitoramento e a mulher, Diretora da Academia Pública de Saúde. Inclui-se também na mesma lista, a cunhada (esposa do Orlando Dantas) como chefe de alguma coisa!!!

 

E, portanto, quem tomou onde as patas tomam… foi o povão que acreditou nas mentiras dos já conhecidos enganadores da consciência alheia, com essa historieta de 15 mil empregos!!!

Por Idalgo Lacerda

Ocorrências Policiais registradas pela PM no Período Natalino, em Codó.

Oimg-20161226-wa0005 17°BPM realizou no sábado, 24, operações em conjunto com a Guarda Municipal de Codó para coibir possíveis malfeitores, tendo em vista que nesta época aumenta o número de delitos. Foi realizado além de abordagens e revistas à pessoas com atitude suspeita a fiscalização de trânsito, pois também aumenta o número de condutores alcoolizados e veículos em situação irregular e fora das normas de trânsito.

As ocorrências policiais registradas do dia 24 para 25 foram: 02 assaltos a celulares;01 pessoa em atitude suspeita (nada constatado); 01 ameaça com arma de fogo (resolvido no local; 01 veículo furtado; 01 baderna (evadiu se);06 perturbação do sossego (resolvido no local); 01 homicídio (vítimas foram encaminhadas para atendimento no pronto socorro do HGM pelo Samu; 23 veículos irregulares apreendidos; 02 armas de fogo (espingarda) apreendidas; 01 condução suspeito de roubo de motocicleta e 02 Maria da Penha (Resolvido no local).img-20161226-wa0002

Por volta das 02:00hs do dia 25, a PM foi informada que dois indivíduos haviam sido alvejados por duas pessoas não identificadas que efetuaram vários disparos contra as vítimas na Travessa do Sol no Bairro Codó Novo, mais precisamente próximo da sede das quebradeiras de coco. As vítimas foram identificadas como *Bruno Luís Feitoza Souza de 18 anos (alvejado por dois disparos na região do tórax)* e *Carlos Saraiva de Azevedo, vulgo buxim de 21 anos (alvejado por 12 disparos em diversos locais do corpo)*, onde este último não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital. A segunda vítima se encontra no Hgm em situação grave. No local foi feito ainda a remoção para o patio da delegacia de 01 (uma) motocicleta Yamaha Factor Vermelha, que estava com as vítimas para averiguação. A vítima Carlos Azevedo estava preso e saiu da prisão devido ao indulto natalino, respondia por homicídio, arrombamento à casa lotérica e dentre outros crimes.img-20161226-wa0004

No dia 25, domingo, as ocorrências policiais registradas pela PM foram:
01 Elemento alvejado por disparo de arma acidental (ao chegar no hospital havia sido liberado); 02 Som automotivo perturbando o sossego público (resolvido no local); 01 Ameaça – condução; 03 Badernas – 02 condução; 01 Atrito – resolvido no local; 01 Briga – nada constatado; 01 Agressão – condução; 01 Apoio timbiras – sem êxito
01 acidente com vítima fatal; 01 Moto – recuperada; 01 arrombamento à estabelecimento comercial (proprietário constatou na manhã de hoje mas ocorreu na madrugada do dia 24) e 02 veículos apreendidos.img-20161226-wa0001

Por voltas das 23hrs de ontem, 25,na MA 026, próximo ao aeroporto do FC aconteceu um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta Yamaha lander placa PSN 5636 e uma bicicleta, o proprietário da bicicleta o Sr Miguel da Silva viera 32 anos,residia no Povoado Montevideu veio a óbito no local e o proprietário da motocicleta foi atendido pelo Samu e encaminhado para o HGM.

Ascom-17°BPM