Falta de gesso afeta pacientes em hospital municipal de Bacabal-MA

IMG_6490-768x433Pacientes do Hospital de Bacabal, no interior do Maranhão, reclamam que falta gesso para fazer imobilizações. Sem o material, vítimas atendidas pelo hospital ficam sem tratamento. A cidade, que fica a 240 quilômetros de São Luís, até possui ortopedistas, mas não realiza cirurgias o que leva algumas pessoas a buscar atendimento em outras cidades.
Vítimas de acidente, que são socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro da unidade de saúde, aguardam pelo gesso enquanto permanecem internadas e mobilizadas por talas e faixas. “Vim ao ortopedista e ele confirmou que houve uma fratura. Só que agora tem que engessar, mas na unidade não tem gesso. Estou indo para casa esperar chegar ou comprar o material”, explica Mara Nilda de 47 anos, que sofreu um acidente de moto há quase uma semana.
Quem não pode buscar outras opções precisa ficar sem tratamento ou espera na longa fila. É o caso do seu Adão da Silva de 60 anos. O aposentado quebrou o fêmur após sofrer um acidente de moto e foi levado para o hospital de Bacabal onde imobilizaram a perna do paciente. Usaram um pedaço de papelão amarrado com atadura.
Depois de passar 18 dias em casa esperando por atendimento o aposentado foi encaminhado para um hospital em São Luis. “O meu ficou mais de 15 dias em casa deitado, sem poder fazer nada e eles (secretaria de saúde)” afirmou Anderon Costa, filho do paciente.
A secretaria de saúde de Bacabal informou que Nilde já foi atendida.
Fonte:G1

O seu endereço de e-mail não será publicado.