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Ouvidoria do SUS produzirá aplicativo de Celular para Otimizar participação dos cidadãos

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (Doges/SGEP/MS), está desenvolvendo um aplicativo para a plataforma Android e iOS. Ou seja, um recurso destinado a dispositivos mobile, como smartphones e tablets, conectados à Internet, que tem previsão de lançamento para o segundo trimestre deste ano. Depois de pronto o cidadão poderá fazer denúncias, reclamações, elogios, sugestões e acessar informações sobre as ações e programas do Ministério da Saúde através do aparelho celular.

O objetivo do aplicativo é consolidar como um canal de participação social e, ampliar ainda mais o acesso do cidadão aos seus serviços, reafirmar o direito à saúde e qualificar a gestão participativa do Sistema Único de Saúde. O cidadão que tem o Cartão SUS Digital, que é igual ao cartão físico, já terá seus dados pré-cadastrados, precisando apenas de confirmar ou ajustá-los.

Para a secretária SGEP, Gerlane Baccarin, a ferramenta vai aumentar a transparência da gestão e estimular o controle social, além de facilitar ainda mais a vida de quem deseja dialogar com o Ministério da Saúde. “A ideia é torná-la mais interativa possível, onde o cidadão consiga tirar suas dúvidas rapidamente, além de apoiar a gestão e estimular o exercício do controle social”, afirmou.

Serviços – Além de cadastrar e acompanhar sua manifestação, o aplicativo permitirá que o cidadão, a partir de seu celular, envie fotos e filmes, tire dúvidas sobre determinada doença, bem como acessar as perguntas mais frequentes registradas pela Ouvidoria do SUS. Permitirá ainda que o usuário faça a avaliação do aplicativo, – recurso que vai ajudar a aprimorar, inclusive as ofertas de serviços.

Canais de entrada – Hoje o Doges disponibiliza diversos canais democráticos de comunicação entre a população e o Ministério da Saúde, para que o cidadão se manifeste. Um deles é a carta. O cidadão pode escrever e enviar para o endereço citado nesta matéria (abaixo). O cidadão também pode usar a Internet ou o telefone,- o Disque Saúde 136, que também são canais de interlocução.

Disque Saúde 136 – É o canal de comunicação mais divulgado. O serviço funciona 24 horas. De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h, o usuário pode falar diretamente com um atendente para obter informações em saúde e registrar sugestões, solicitações, denúncias, elogios, informações e reclamações no âmbito do SUS. Aos sábados, os teleatendentes estão disponíveis das 8h às 18h. Fora desses horários, é possível utilizar o atendimento eletrônico, próprio para a disseminação de informações. A ligação é gratuita e pode ser originada de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país.

Atendimento aos usuários do SUS:

– Correios: SAF Sul, Quadra 2, Lote 5/6, Edifício Premium, Torre I, 3º andar, sala 305 – Brasília-DF CEP: 70.070-600.

– Internet: Portal da Saúde

– Telefone: 136 (Disque Saúde)

Por Tania Mello
Nucom/SGEP/MS

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