Home / Estado / Secretario Marcelo Coelho vistoria bares da orla de São Luís para prevenir poluição nas praias
Últimas Notícias

Secretario Marcelo Coelho vistoria bares da orla de São Luís para prevenir poluição nas praias

imagem_1483478637Nesta terça-feira (3), bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais que funcionam na orla marítima de São Luís foram alvo de fiscalização em operação realizada pela Secretaria de Estado de Meio de Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
“A ação ocorreu devido às denúncias que apontam lançamento de esgoto in natura em alguns pontos das praias da capital e também de São José de Ribamar. O objetivo da operação é flagrar irregularidades e garantir as boas condições de balneabilidade das praias”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.
A força tarefa, que contou, também, com a Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), vistoriou as instalações sanitárias e sistema de esgoto dos locais. Após monitoramento, fiscalizações em hotéis, condomínios, grandes empreendimentos e outros espaços, a balneabilidade das praias vem melhorando, e, em 2016, se manteve em 100% durante todo o mês de outubro. “E vamos continuar firmes e fortes para a manutenção da limpeza das nossas praias”, finalizou Coelho.
A Sema atende às denúncias, mas as ações de fiscalização acontecem semanalmente em pontos previamente planejados, em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Além da fiscalização, a equipe do Laboratório de Análises Ambientais da Sema coleta amostras do lançamento.
Ao final do processo, em caso de comprovação do crime ambiental, com base nas resoluções 357 e 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõem sobre a balneabilidade, os responsáveis por obras, empreendimentos ou setores que contribuam com o ato ilícito, são autuados e multados pelo órgão. Por não existir um valor prefixado da multa, um dos critérios para o cálculo é o grau de poluição do rio e o tamanho da área que emana os resíduos.
Projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’
Para estimular a sociedade a contribuir com a manutenção da limpeza das praias, a Sema vem realizando o projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’, que contempla várias atividades. No último mês de outubro, a Sema focou a balneabilidade das praias.
Na ocasião, a equipe do Laboratório de Análises Ambientais (LAAS), responsável pelo laudo, fez simulações de como é feita a avaliação para a qualidade da água nas praias, a contagem do número de bactérias fecais e quais os fatores que influenciam na balneabilidade.
Em novembro, foi a vez de capacitar os proprietários e funcionários dos estabelecimentos comercias e ambulantes. Durante a atividade, foram repassados os assuntos da área da educação ambiental, os danos dos resíduos no mar, coleta seletiva, fiscalização e monitoramento. Além disso, a equipe do LAAS, também, fez simulações de como é feita a avaliação para a qualidade da água nas praias. Todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.
Ainda em novembro, foi realizado um mutirão de limpeza na Praia do Araçagi. Cerca de 400 voluntários fizeram a coleta de mais de duas toneladas de lixo depositado na região. O projeto continua durante todo esse ano de 2017, sendo ampliado para outros municípios.
ASCOMSEMA

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>