Sequestro de avião termina no Chipre após sete horas de negociação

Um homem saiu pela janela do cockpit do Airbus A320 da Egyptair Airbus, no aeroporto de Larnaca, no Chipre, na manhã desta terça-feira (29) (Foto: Yiannis Kourtoglou/ Reuters)
Um homem saiu pela janela do cockpit do Airbus A320 da Egyptair Airbus, no aeroporto de Larnaca, no Chipre, na manhã desta terça-feira (29) (Foto: Yiannis Kourtoglou/ Reuters)

O ministro das relações exteriores do Chipre anunciou, por volta das 8h45 (horário de Brasília), que o sequestro do avião da aérea egípcia Egyptair terminou após cerca de sete horas de negociações. A aeronave, que faria a rota Alexandria/Cairo, no Egito, foi sequestrada nesta madrugada por um homem que estaria com um cinturão de explosivos amarrado ao corpo.

Segundo o ministério da aviação civil do Egito, as autoridades cipriotas destacaram que o suposto cinto com explosivos usado pelo sequestrador era falso.

O sequestrador era “psicologicamente instável”, afirmou o secretário da chancelaria cipriota, Alexandros Zenon. “Nada disso tem a ver com terrorismo. É a ação individual de uma pessoa psicologicamente instável” afirmou. O presidente cipriota já tinha descartada qualquer relação com o terrorismo.

Polícia monta guarda no Aeroporto de Larnaca, no Chipre, e observa o avião A320 da Egyptair sequestrado (Foto: Yiannis Kourtoglou / Reuters)
Polícia monta guarda no Aeroporto de Larnaca, no Chipre, e observa o avião A320 da Egyptair sequestrado (Foto: Yiannis Kourtoglou / Reuters)

A aeronave, um Airbus A320, decolou do Aeroporto Burg al Arab, em Alexandria, foi desviado de sua rota por volta de 8h30 (horário local) e pousou no Aeroporto de Larnaca, no Chipre, 20 minutos após o comandante Omar Yamal avisar a torre de controle cipriota.

O avião ficou estacionado em uma área isolada e foi observado de longe por policiais enquanto aconteciam as negociações, que começaram logo após a aterrissagem da aeronave.
Os passageiros e a tripulação foram liberados aos poucos. Sete horas depois do pouso, o sequestrador deixou a aeronave com as mãos para cima e foi preso.

O Ministério de Negócios Estrangeiros do Chipre informou que o sequestrador se chama Seif Eldin Mustafa, mas não deu mais detalhes, segundo a Reuters. O presidente cipriota descartou que a ação esteja relacionada a terrorismo, segundo a France Presse.
A Egyptair confirmou que 81 pessoas estavam a bordo do Airbus, contando com os integrantes da tripulação. Ao menos 21 estrangeiros de oito nacionalidades viajavam no avião: oito norte-americanos, quatro holandeses, quatro britânicos, dois belgas, um francês, um sírio e um italiano.

Informações desencontradas
As motivações do sequestro ainda não estão claras. Uma rádio local noticiou que o homem teria pedido asilo ao Chipre. Duas emissoras cipriotas relataram que o sequestrador tinha deixado cair uma carta no aeroporto de Larnaca, na qual que parecia exigir a libertação de prisioneiros no Egito.

A Reuters chegou a informar no início da manhã que sequestrador era um cidadão egípcio chamado Ibrahim Samaha e que sua mulher, cujo nome não foi divulgado, viveria no Chipre.

As agências de notícias especulam que o homem disse ter bombas ao corpo, mas as autoridades não confirmaram a informação.

A polícia local está em alerta e o ministro cipriota da Ordem Pública, Ionas Nikolaou, foi chamado para uma reunião de emergência.

Por conta do sequestro, o Chipre fechou o Aeroporto de Larnaca. Os voos foram desviados para outros complexos.

Fonte: G1

O seu endereço de e-mail não será publicado.