Home / Estado / Waldir Maranhão defende amplo debate antes de implantar a Base Curricular

Waldir Maranhão defende amplo debate antes de implantar a Base Curricular

O deputado Waldir Maranhão defendeu na audiência pública para discussão da Base Nacional Comum Curricular, realizada hoje (01) na Comissão de Educação da Câmara, a participação de todos os setores no “caminho para o aprimoramento” do ensino infantil e fundamental.

O deputado foi um dos signatários do requerimento para a realização do debate que reuniu diversos especialistas. Maranhão entende que diferentes posicionamentos legitimam democraticamente as decisões. “O debate é importante para a construção do aprimoramento da proposta”, acredita.

Entre os presentes, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação do Maranhão, Maria Gorethi dos Santos. Ela defendeu que o texto da base mantenha questões relativas à violência e à discriminação na escola. Ela também pediu respeito ao tempo de aprender de cada estudante, evitando-se a antecipação de processo de alfabetização.

Prevista na Constituição e no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14), a Base Nacional Comum Curricular é o documento que vai estabelecer as diretrizes que as escolas do ensino infantil e fundamental deverão seguir ao definir os currículos.

O documento, além de excluir as questões de gênero dos conteúdos, prevê que a língua inglesa seja obrigatória – em vez de qualquer língua estrangeira moderna –; e que o ensino religioso deixe de ser obrigatório.

Outra mudança é a antecipação do processo de alfabetização dos alunos para o 2º ano, quando as crianças têm aproximadamente 7 anos. Atualmente, a exigência é que as crianças estejam alfabetizadas até o 3º ano.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*