UniFacema abre 15 vagas para transferência externa em Medicina

_Com inscrições online, a instituição oferece 15 vagas em turno integral para estudantes que desejam dar continuidade à graduação médica que conta com nota máxima no MEC_

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) está com inscrições abertas para o processo seletivo de transferência externa destinado ao curso de Medicina. Para o segundo semestre letivo de 2026 (período 2026.2), estão sendo ofertadas 15 vagas em turno integral (manhã e tarde), com foco no preenchimento de vagas para o segundo, quarto e quinto período da graduação.

Reconhecida pelo Ministério da Educação, a graduação em Medicina do UniFacema se destaca nacionalmente por carregar o Conceito 5, o patamar de excelência máxima atribuído pelo MEC. A infraestrutura do campus em Caxias conta com tecnologia de ponta, incluindo laboratórios de habilidades cirúrgicas e centros de simulação realística de alta complexidade.

A seleção será realizada de forma simplificada por meio de uma análise documental detalhada, conduzida por uma comissão designada pela Reitoria. Os avaliadores julgarão a equivalência das disciplinas cursadas na instituição de origem com a matriz curricular e a estrutura do UniFacema.

“O nosso objetivo é acolher talentos de outras regiões e instituições que buscam um ensino superior inovador, tecnológico e focado no desenvolvimento sustentável da saúde”, destaca o Reitor do UniFacema, Prof. Marcos Aurélio de Araújo Alves.

Podem se candidatar acadêmicos que estejam regularmente matriculados em cursos de Medicina de outras instituições de ensino superior (IES) nacionais ou estrangeiras. O certame também é válido para estudantes que trancaram a matrícula no primeiro semestre de 2026 (2026.1), desde que já tenham concluído, no mínimo, o segundo semestre do 1º ano da grade curricular na faculdade de origem. No caso de alunos vindos de instituições estrangeiras, os documentos devem conter tradução juramentada.

Inscrições e prazos

O período de inscrições começa no dia 30 de junho de 2026 e vai até 20 de julho de 2026. Todo o procedimento é feito de forma virtual pelo portal oficial www.unifacema.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 250,00.

Os candidatos devem anexar no sistema, em formato PDF, documentos obrigatórios carimbados e assinados digitalmente pela IES de origem, como:

Histórico escolar atualizado;
Planos de ensino/ementas completas das disciplinas cursadas;
Declaração de vínculo acadêmico ativo ou trancado em 2026.1;
Documentos de identificação (RG ou CPF).
O resultado oficial dos classificados será divulgado na internet e nos murais da instituição até o dia 24 de julho de 2026. Os aprovados em primeira chamada terão entre os dias 27 e 31 de julho de 2026 para efetivar a matrícula junto ao UniFacema. Havendo vagas remanescentes, as chamadas complementares (lista de classificáveis) serão liberadas a partir de 03 de agosto de 2026.

Serviço:

O que: Processo Seletivo de Transferência Externa – Medicina UniFacema (2026.2)

Vagas: 15 vagas (Turno Integral)

Inscrições: 30/06/2026 a 20/07/2026 via www.unifacema.edu.br

Bancos não abrem em São Luís e mais 30 cidades do MA no feriado de São Pedro

O atendimento nos bancos será suspenso na próxima segunda-feira (29), em São Luís e em outros 30 municípios do Maranhão, por causa do feriado municipal de São Pedro. Na mesma data, também não haverá expediente na sede administrativa do Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), na capital.

Bancos não abrem em algumas do Maranhão na segunda-feira (29); veja quais:

  • São Luís
  • São José de Ribamar
  • Paço do Lumiar
  • Rosário
  • Santa Rita
  • Icatu
  • Bacabal
  • Barra do Corda
  • Caxias
  • Cururupu
  • Duque Bacelar
  • Governador Archer
  • Humberto de Campos
  • Lima Campos
  • Miranda do Norte
  • Parnarama
  • Pedreiras
  • Pindaré-Mirim
  • Pio XII
  • Poção de Pedras
  • Santa Luzia do Paruá
  • Santa Quitéria do Maranhão
  • Santo Antônio dos Lopes
  • São Domingos do Azeitão
  • São Vicente Férrer
  • Araioses
  • Tutóia
  • Vargem Grande
  • Cândido Mendes
  • Coelho Neto
  • Dom Pedro

Mesmo com as agências fechadas, os clientes poderão usar normalmente os aplicativos dos bancos, internet banking, caixas eletrônicos e outros canais digitais para fazer pagamentos, transferências e demais operações.

O atendimento presencial nas agências bancárias e no Seeb-MA será retomado na terça-feira (30).

Petista é preso por envolvimento com empresa ligada ao PCC

Nesta quinta-feira (25), a Operação Última Parada mirou a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no transporte público de São Paulo. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual, e pelo Departamento estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil.

O vereador Senival Moura (PT-SP), primeiro secretário da Câmara Municipal, foi preso sob acusação de lavar dinheiro do crime organizado na empresa de ônibus Transunião, cujo presidente, Lourival de França Monário, também foi alvo da operação.

Foram expedidos cinco mandados de prisão temporária e 103 de busca e apreensão em 13 cidades de São Paulo e de Minas Gerais. A 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital decretou o bloqueio de bens dos investigados de até R$ 194 milhões, 117 ônibus, 21 imóveis e três embarcações dos investigados, além da intervenção e o afastamento dos seis integrantes da cúpula da Transunião, cuja direção passará à SPTrans. As informações são do Blog do Fausto Macedo, do Estadão.

Pela primeira vez, Brasil bate recorde e arrecada R$ 2 tri em impostos no primeiro semestre

No próximo sábado (27), o Brasil alcançará mais um feito histórico na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o tradicional Impostômetro, em São Paulo, atingirá a marca de R$ 2 trilhões em arrecadação antes do fim do primeiro semestre pela primeira vez.

O painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo na capital paulista é atualizado em tempo real e exibe os valores arrecadados, em taxas e contribuições recolhidas, pelos governos federal, estadual e municipal. Segundo a projeção da entidade, a marca será batida pouco depois das 9h da manhã.

Em 2025, o valor havia sido alcançado em 3 de julho, seis dias depois do projetado para este ano. Em 2024, a marca foi registrada em 24 de julho. Ampliando o recorte, em 2015, o painel exibiu o mesmo valor apenas no último mês do ano: 9 de dezembro.

Apesar do aumento na arrecadação, há forte desequilíbrio fiscal. A plataforma Gasto Brasil, especializada em analisar as despesas públicas, contabilizou R$ 2,7 trilhões gastos até este mês de junho.

O economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, esclarece que o aumento é o resultado de uma série de fatores.

— O aquecimento da atividade econômica amplia a base de arrecadação. Ao mesmo tempo, a inflação pressiona os preços de bens e serviços e, como grande parte dos impostos incide sobre os preços, a arrecadação acompanha esse movimento — afirma.

Já o presidente da associação afirma que a solução para os números crescentes está na relação receitas x despesas.

— A arrecadação cresce, mas o gasto público cresce em ritmo ainda maior. Esse descompasso é o nó central das dificuldades fiscais do país — disse Alfredo Cotait Neto.

Copa: Brasil enfrentará o Japão na próxima fase do torneio

A Seleção Brasileira terá pela frente o Japão pela fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. O confronto foi definido após o empate em 1 a 1 entre os japoneses e a seleção da Suécia, pela última rodada do grupo F da competição, na noite desta quinta-feira (25).

Com o resultado, o Japão ficou na segunda colocação e por isso enfrenta o primeiro colocado do grupo C, o do Brasil. A classificação brasileira na liderança foi fundamental para manter a delegação nos Estados Unidos. Caso se classificasse em segundo lugar, teria que se mudar para o México.

O duelo será uma revanche de alto nível para a Seleção Brasileira: a equipe perdeu por 3 a 2 para os japoneses em amistoso ocorrido em outubro do ano passado, em Tóquio. O time de Ancelotti abriu 2 a 0 na primeira etapa, mas sofreu um apagão e levou três gols na segunda etapa.

Caso se classifique contra os asiáticos, a equipe comandada por Carlo Ancelotti enfrentará o vencedor do confronto entre a Costa do Marfim e o segundo colocado do grupo I, que atualmente é a Noruega e, provavelmente, permanecerá assim após os duelos finais do grupo.

De acordo com as projeções até a noite desta quinta (25), potências como França, Alemanha, Espanha e Holanda estão do outro lado da chave, isto é, só poderão enfrentar o Brasil na grande final. Antes disso, o Brasil poderá ter como principais adversários a Inglaterra nas quartas de final e a Argentina em uma semifinal.

Antes de qualquer projeção sobre as próximas fases, o Brasil precisa superar os japoneses. O duelo acontece na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília).

Por Plenos

Porto do Itaqui apresenta recorde de movimentação em maio e projeto de expansão

A presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Oquerlina Costa, concedeu entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante News, na quarta-feira (24), e detalhou o recorde histórico de movimentação registrado em maio e os próximos passos da expansão do Porto do Itaqui. Na conversa com o apresentador Jorge Aragão, a gestora apresentou os números que consolidam o complexo como o maior porto público do Arco Norte e o quarto maior do Brasil.

Movimentação de soja atinge níveis históricos

Os números do mês de maio consolidam um ciclo de crescimento no Porto do Itaqui, com 2,7 milhões de toneladas de granéis sólidos movimentadas em maio e 2,1 milhões de toneladas correspondentes apenas à soja.

“Nós batemos o recorde com relação a granéis sólidos, onde a gente alcançou aproximadamente 2,7 milhões de toneladas, mostrando que a gestão e planejamento fazem com que o Itaqui se torne mais eficiente e aumente sua produtividade”, afirmou Oquerlina.

A soja escoada pelo Itaqui vem do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do leste e centro do Mato Grosso, última fronteira agrícola do país, de onde segue para o comércio internacional.

O reflexo desse desempenho aparece na economia maranhense. Segundo a presidente, o setor portuário liderado pelo Itaqui “consegue gerar mais de 100 mil empregos diretos e indiretos” e contribui com aproximadamente 35% da arrecadação de ICMS do estado, um peso que posiciona o complexo como um dos principais motores de renda e desenvolvimento do Maranhão.

Diferenciais competitivos do Porto do Itaqui

A competitividade do Itaqui combina gestão e vocação natural, resumiu Oquerlina. “Não adianta você ter uma Ferrari e não saber usar. Não adianta a gente ter esse porto com toda essa potência, essa eficiência que a gente tem hoje, e não saber gerir”, disse.

Entre os diferenciais citados estão: profundidade, que chega a 26 metros em maré de sizígia, atraindo navios de maior porte e redução de 6 a 7 dias na rota marítima para Ásia, Europa e Estados Unidos, na comparação com portos do Sul e Sudeste.

Expansão e novos investimentos

A presidente afirmou que o Complexo Portuário ainda possui amplo potencial de expansão, impulsionado pelos investimentos estratégicos em infraestrutura. A entrega do Berço 98, prevista para o segundo semestre deste ano, marca um momento inédito. Pela primeira vez na história da Emap, estamos construindo um berço com recursos próprios. Esse investimento representa a maturidade financeira que alcançamos e demonstra a capacidade da empresa de reinvestir seus resultados em infraestrutura para ampliar a competitividade do Porto do Itaqui”, destacou.

Com previsão de entrega para o segundo semestre, o Berço 98 deverá ampliar a capacidade operacional do complexo em cerca de 8 milhões de toneladas por ano a partir de 2027.

E o planejamento já mira o passo seguinte. “Além desse Berço 98, a gente já tem previsibilidade para dar andamento nas obras e chegar, pelo menos, ao Berço 97”, adiantou, lembrando que o porto ainda dispõe de espaço para construir mais cinco berços e novos terminais de granéis sólidos e líquidos. Para ela, é essa previsibilidade que mantém o Itaqui no radar do mercado. “O que os investidores procuram? Diminuição de custo logístico, previsibilidade, segurança jurídica. E a gente consegue garantir tudo isso”, afirmou.

Prefeitura de Peritoró realiza entrega de cestas verdes a famílias da comunidade KM 36

A Prefeitura de Peritoró realizou a entrega de 150 cestas verdes para famílias da comunidade KM 36, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e incentivar a produção da agricultura familiar.

A ação beneficiou diretamente 150 famílias, que receberam alimentos frescos e de qualidade, contribuindo para uma alimentação mais saudável e garantindo mais dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A entrega contou com a presença do secretário de Administração, Lucas Rawi, do secretário de Assistência Social, Léo da Assistência, e do presidente da comunidade, Domingos Gama, que acompanharam a distribuição dos alimentos e conversaram com os moradores.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura local e a melhoria da qualidade de vida da população peritoroense.

Vereador Nunes do Náutico destaca incentivo ao esporte, valorização da juventude

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Nunes do Náutico utilizou a tribuna para destacar ações voltadas ao esporte, à juventude e às obras de infraestrutura que vêm sendo executadas em diferentes regiões do município.

O parlamentar iniciou sua fala ressaltando a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e formação cidadã. Nunes parabenizou os organizadores de eventos esportivos realizados recentemente na cidade e reconheceu o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento dessas iniciativas. “O esporte transforma vidas, cria oportunidades e afasta nossos jovens de situações de vulnerabilidade. Por isso, sempre levanto essa bandeira e busco apoiar ações que incentivem a participação da juventude”, afirmou.

Revitalização da Praça da Paz: espaço de entretenimento e lazer no Codó Novo

Entre os destaques, o vereador citou a realização do primeiro torneio esportivo na Praça da Paz, localizada no bairro Codó Novo. Segundo ele, o evento reuniu crianças e adolescentes em um ambiente de lazer, integração e incentivo à prática esportiva. Nunes lembrou que a construção da praça foi resultado de uma indicação apresentada por seu mandato e aprovada pelos demais vereadores da Casa. “O nosso objetivo foi proporcionar um espaço onde as crianças pudessem praticar esporte, conviver em comunidade e desenvolver valores importantes para a vida. Ver aquele local cheio de jovens participando foi muito gratificante”, destacou.

O vereador também agradeceu o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, que estiveram presentes nas atividades e têm contribuído para a realização de projetos voltados à juventude e ao esporte. Outro momento lembrado pelo parlamentar foi a instalação de um telão na Praça da Paz para que moradores acompanhassem a participação da Seleção Brasileira em competição internacional. A iniciativa reuniu famílias e moradores em um momento de confraternização e lazer comunitário.

Ajudando a revelar e impulsionar os talentos de Codó

Nunes do Náutico também destacou a realização de uma seletiva de futebol feminino em Codó, que contou com a participação de um avaliador da equipe da Ferroviária de Araraquara. O evento ofereceu a dezenas de jovens atletas a oportunidade de mostrar seu talento e buscar espaço no futebol profissional. “Foi uma iniciativa muito importante para nossas meninas. Tivemos uma grande participação e, inclusive, uma atleta de nossa cidade já seguiu para uma nova etapa de avaliação, mostrando que Codó possui talentos que merecem oportunidades”, ressaltou.

Reurbanização e revitalização dos bairros

Além das ações esportivas, o vereador destacou o avanço de obras de infraestrutura em diversos bairros do município. Entre elas, citou os serviços realizados na Rua do Puraquê e na Rua São Luís, que incluem melhorias urbanísticas, implantação de canteiros centrais, iluminação pública e intervenções voltadas à segurança da população. Segundo o parlamentar, os investimentos contribuem para a valorização dos bairros e proporcionam mais qualidade de vida aos moradores. “São obras que levam mais segurança, mobilidade e dignidade para a população. Estamos acompanhando de perto essas melhorias e trabalhando para que novos benefícios cheguem a outras comunidades”, concluiu o vereador.

O vereador encerrou seu espaço fazendo uma homenagem ao paratleta Marcelo Macedo, filho de José Maria Carvalho Macedo (Zé Baixinho) e Marieuza Moura Macedo. O parlamentar leu uma pequena parte da biografia de Marcelo, que mesmo após um acidente, construiu uma história de superação através do desporto em Codó.

Vereador Hermínio da Farmácia cobra estrutura para buscas aquáticas e reforça apoio à causa animal em Codó

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Hermínio da Farmácia apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei Nº 05/2026, que reconhece como de utilidade pública a Associação de Proteção Animal da Codó (APAC), e cobrou melhorias na estrutura utilizada em operações de busca e resgate realizadas pelo Corpo de Bombeiros no município.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento comemorando a aprovação da proposta que concede o título de utilidade pública à entidade liderada por Marilene (APAC), reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido em defesa dos animais. “Essa é uma conquista importante para a instituição, que realiza um trabalho muito importante, com muita dedicação e faz a diferença para a causa animal em nosso município. Agora o projeto segue para a sanção do prefeito e certamente contribuirá para fortalecer ainda mais as ações da associação e a defesa da causa animal em nosso município”, destacou.

Corrida FLACODÓ em benefício da APAC

O vereador também anunciou que a atividade desportiva ‘Corrida da FLACODÓ’, que acontecerá no dia 26 de julho, terá a renda revertida para a APAC e ajudar nas atividades da causa dos animais em Codó

Mais estrutura para operações de busca e resgate em rios e áreas alagadas

Em seguida, o vereador Hermínio abordou um tema que classificou como de extrema importância: a necessidade de melhor estrutura para operações de busca e resgate em rios e áreas alagadas da região. O edil citou dois casos recentes que resultaram em mortes e chamou atenção para as dificuldades enfrentadas durante as buscas pelas vítimas. Segundo ele, nas duas ocorrências foi observada a ausência de recursos adequados para a atuação das equipes responsáveis pelos resgates.

De acordo com o parlamentar, em uma das situações foi necessária a disponibilização de uma embarcação particular para auxiliar nos trabalhos. Ele também relatou que, em outro caso recente, uma embarcação já abastecida e autorizada para uso teria sido colocada à disposição para apoiar as buscas. Hermínio afirmou que o município precisa discutir formas de fortalecer a capacidade operacional dos órgãos responsáveis por esse tipo de ocorrência, garantindo mais agilidade e eficiência nas ações de resgate. “O que vimos foi o sofrimento das famílias em busca de respostas. Precisamos garantir que as equipes tenham condições adequadas para atuar nesses momentos tão delicados”, ressaltou.

Vereador reforça a disposição de sua estrutura particular para ajudar nas operações e treinamentos

O vereador também reforçou que a estrutura do Rancho da Pesca permanece disponível para colaborar com as operações quando necessário. Segundo ele, embarcações, apoio mecânico e suporte técnico podem auxiliar no fortalecimento desse trabalho. “Colocamos à disposição toda a estrutura necessária para colaborar, seja com embarcações, manutenção ou apoio operacional. O objetivo é contribuir para que os serviços sejam realizados da melhor forma possível e que a população tenha o atendimento que merece”, afirmou.

Ao encerrar sua fala, Hermínio da Farmácia reforçou a importância da união entre instituições, poder público e sociedade para enfrentar desafios relacionados à segurança, ao resgate de vítimas e à proteção da vida dos codoenses.

Vereador Ibrahim Neto destaca combate à violência contra idosos, prevenção às drogas e elogia nova Praça São Pedro

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna para abordar temas de relevância social, como a proteção dos idosos, o combate às drogas e os benefícios da recém-inaugurada Praça São Pedro para a população codoense.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento destacando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Ibrahim ressaltou a importância da data como forma de alertar a sociedade sobre casos de abuso, discriminação e maus-tratos enfrentados por muitos idosos. Segundo o vereador, é fundamental que familiares e cuidadores garantam atenção, carinho e acolhimento àqueles que tanto contribuíram para a formação das gerações atuais. “Precisamos cuidar dos nossos idosos para que eles tenham um envelhecimento digno, cercado de amor, respeito e atenção. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e cuidado”, afirmou.

Nova Praça do Bairro São Pedro, mais um espaço para as famílias codoenses

Ao relacionar o tema à realidade do município, Ibrahim Neto destacou a inauguração da Praça São Pedro, entregue recentemente pela gestão do prefeito Chiquinho FC. Para o vereador, o novo espaço representa um importante ponto de convivência e lazer para a população, especialmente para os idosos. “Fiquei muito feliz ao ver muitos idosos aproveitando aquele espaço. É um ambiente onde poderão realizar atividades físicas, conversar, interagir com outras pessoas e desfrutar de momentos de lazer. Como morador da região de São Pedro, fico muito satisfeito em ver essa conquista para a comunidade”, declarou.

Poder público e sociedade unidos no combater as drogas

Em outro momento de sua fala, o parlamentar chamou atenção para o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando os impactos negativos que a dependência química provoca nas famílias e na sociedade. Ibrahim Neto enfatizou que o enfrentamento ao problema não deve ser responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a sociedade. “As drogas destroem vidas, comprometem a saúde mental, afetam as relações familiares e causam inúmeros prejuízos sociais. Cada cidadão pode contribuir para orientar, acolher e ajudar alguém a sair desse caminho”, destacou.

O vereador também fez referência ao trabalho desenvolvido em Codó por instituições que atuam na recuperação de dependentes químicos, citando o projeto liderado pelo Padre Orlando, que acolhe pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Para Ibrahim, iniciativas como essa merecem apoio e valorização da população, pois desempenham um papel fundamental na recuperação de vidas e no fortalecimento das famílias. Encerrando seu pronunciamento, o parlamentar desejou um bom trabalho aos colegas vereadores e reforçou a importância de ações coletivas voltadas à promoção da dignidade humana, da saúde e do bem-estar social no município.