Primeira Feira Ambiental de Codó reúne mais de 600 participantes e marca novo momento da educação ambiental no município


A cidade de Codó viveu uma manhã histórica no último dia 19 com a realização da 1ª Feira Ambiental de Codó, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). O evento, realizado no Parque de Exposições Walter Zaidan, reuniu mais de 600 participantes e consolidou-se como uma das maiores ações de conscientização ambiental já promovidas no município.
Com uma programação diversificada e interativa, a feira ofereceu oficinas e atividades educativas voltadas para temas essenciais da sustentabilidade, como compostagem, hortas urbanas, análise da qualidade da água, direito ambiental, licenciamento e fiscalização ambiental, além de educação ambiental. O objetivo foi aproximar a população das questões ambientais de forma prática, acessível e participativa.
Fortes parcerias para uma cidade sustentável
A iniciativa contou ainda com uma ampla articulação intersetorial. Em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras, foram montados espaços de esporte, lazer e convivência, além da distribuição de lanches e a realização de uma animada gincana ecológica, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em desafios educativos e atividades voltadas à preservação ambiental.
O evento foi resultado da união de esforços entre as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Juventude, Esportes, Casa Civil, Saúde, Direitos Humanos, o SAAE e a ACRIVI, demonstrando que a construção de uma cidade mais sustentável depende do compromisso coletivo e da integração entre diferentes setores.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a feira representa um marco para o município. “Nosso objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. O resultado superou todas as expectativas e reforça que Codó está pronta para avançar cada vez mais nas políticas públicas ambientais.”
A expressiva participação popular e o entusiasmo dos estudantes, professores, servidores e parceiros evidenciaram o sucesso da iniciativa, que já nasce como referência em educação ambiental e mobilização social no município. A 1ª Feira Ambiental de Codó deixa um legado importante: a certeza de que educação, participação popular e compromisso institucional são ferramentas fundamentais para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente.
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Outro destaque importante da 1ª Feira Ambiental de Codó foi a participação ativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que desempenhou papel fundamental na organização e realização do evento. O conselho levou ao público uma exposição de peças de crochê e artesanato produzidas por artesãs locais, demonstrando como a sustentabilidade também pode gerar renda, inclusão social e valorização da cultura regional. A feira evidenciou que a preservação ambiental vai muito além da proteção dos recursos naturais, envolvendo também o fortalecimento da economia criativa, da educação e da cidadania.
Total apoio da gestão Fé, Trabalho e Futuro e do deputado Nagib
Toda a iniciativa contou com o apoio decisivo da gestão municipal, liderada pelo prefeito Chiquinho FC, que tem fortalecido as políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O evento também recebeu o apoio do deputado estadual Nagib, parceiro das ações que promovem qualidade de vida, conscientização ambiental e desenvolvimento para a população codoense.
O sucesso da 1ª Feira Ambiental de Codó demonstra a força da união entre poder público, instituições parceiras, conselhos, escolas e sociedade civil. Mais do que um evento, a feira tornou-se um marco para o município e um exemplo de como a educação ambiental, quando construída de forma coletiva, pode transformar realidades e inspirar novas gerações.

Mulheres do Agro de Codó promovem encontro para fortalecer protagonismo feminino e ampliar oportunidades no setor

O fortalecimento da participação feminina no agronegócio foi tema de uma importante reunião das Mulheres do Agro de Codó, que reuniu lideranças estaduais, representantes de entidades do setor e mulheres empreendedoras em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da categoria.

A programação teve início às 18h30, com a recepção das participantes e abertura oficial do evento. Na ocasião, foram abordados temas sobre a importância da atuação das mulheres no desenvolvimento do agronegócio e a necessidade de ampliar espaços de representatividade e fortalecimento da classe.

Entre as autoridades e representantes convidadas para a abertura estavam Raimundo Coelho, presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR; Iedo Barros, presidente do SINCODO; Christiane Gedelha, assessora especial da SAGRIMA; Keyssiane Soeiro, vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro; Inalda Béder, presidente da Comissão de Codó; e Shirley Bruzaca, representante da Ação Pela Cidadania – Natal Sem Fome.

Uma verdadeira transformação no campo

O presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, destacou a trajetória de mobilização que vem sendo construída no estado, a partir da criação de comissões femininas em sindicatos rurais e da articulação promovida pelo Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com a CNA. Ele afirmou que o movimento o movimento representa uma verdadeira transformação no campo.

“É um orgulho para mim, toda vez que eu vou em encontros das mulheres do agro. Neste momento, nós estamos aqui nesse encontro das mulheres do agro de Codó. Aí me faz lembrar, enquanto a gente teve a ideia de formar uma comissão das mulheres do agro em cada sindicato do estado do Maranhão. Com isso, nós levamos uma boa amostra das mulheres do agro do estado do Maranhão para uma discussão e boas palestras em São Luís, momento em que foram escolhidas as representantes do Maranhão na organização das mulheres do agro, na comissão das mulheres do agro estadual para Brasília. Então, uma delas está aqui, que é a Keisianne, ao lado das representantes das comissões e da nossa presidente Inalda, aqui de Codó, que estão fazendo uma revolução”, afirmou

A programação contou ainda com apresentações institucionais, espaço para diálogo e um momento especial dedicado à filiação ao SINCODO. Durante essa etapa, foram apresentados os benefícios e as oportunidades oferecidas às novas associadas, além da disponibilização de formulários e orientação para as interessadas em integrar a entidade.

Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro

O encontro também apresentou registros fotográficos, produção de vídeos para divulgação do Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro e a realização da tradicional foto oficial do grupo Mulheres do Agro de Codó, simbolizando a união e o espírito colaborativo das participantes.

“Hoje aqui reunimos a Comissão das Mulheres do Agro de Codó, um momento importante para que as mulheres possam fazer parte oficialmente do sindicato dos produtores rurais de Codó e nós temos a nossa comissão oficializada pela FAEMA Senar ligada a CNA. Esse foi um momento também de participação das mulheres na construção do nosso encontro regional e é o que acontecerá na 52ª ExpoCodó, este evento que é o Encontro Regional das Mulheres do Agro acontecerá em 5 de agosto, e mostrando que as mulheres estão engajadas, estão participando e se preparando para acolher todas as mulheres que vêm de outras comissões para participar deste evento aqui conosco. É um momento especial, para pensar o futuro da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, que cada vez mais avançar”, declarou Inalda Béder, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó.

Encerrando a programação, foi servido um lanche de confraternização, proporcionando um ambiente de interação, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre as mulheres que contribuem diariamente para o crescimento do agronegócio no município e na região. O evento reafirmou o compromisso das entidades organizadoras com a valorização do protagonismo feminino e com a construção de uma rede cada vez mais forte e participativa no setor agropecuário.

Praça da Paz se consolida como point para grandes encontros nos jogos da Seleção Brasileira

O Brasil inteiro conseguiu respirar mais aliviado depois da vitória por 3X0 do Brasil contra o Haiti, na última sexta-feira, dia 19 de junho. Assim como em todo território nacional e até em comunidades de brasileiros em países estrangeiros, famílias e amigos se reúnem para assistir as partidas e torcer com toda a energia pelo nosso esquadrão canarinho.

Praça da Paz: Torcida pé quente no Codó Novo

No bairro Codó Novo, uma das maiores comunidades do município, os moradores ganharam recentemente um novo espaço de recreação e lazer e que já está se tornando um point pé quente para assistir os jogos da seleção. Na última sexta-feira, os moradores realizaram uma grande festa na Praça da Paz para curtir a vitória da Seleção Brasileira frente ao time do Haiti, mostrando que o espeço é pé quente.

Convite para a próxima quarta, dia 24 de junho

“Assim como no jogo de esteia da Seleção Brasileira, quando inauguramos o espaço junto com o prefeito Chiquinho e os moradores, estamos aqui firmes e fortes, mostrando que somos fãs, somos torcedores natos, somos patriotas, somos seleção brasileira, e aqui já estendendo o convite. Na próxima quarta-feira, a partir de às 19h, aqui na Praça da Paz, telão e muitos brasileiros aqui assistindo e torcendo pelo nosso Brasil. Obrigado, grande abraço!”, convidou o vereador Nunes do Náutico.

A entrega da revitalização da Praça da Paz aconteceu no último dia 13 de junho, primeiro jogo da seleção, com muita festa, Torneio da Travinha e com a presença do prefeito Chiquinho FC, vereador Nunes do Náutico, pequenos atletas, moradores e amigos da comunidade.

Wagner era intermediário entre Vorcaro e Lula, diz relatório da PF

A Polícia Federal (PF) identificou diálogos no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, que apontam o senador Jaques Wagner (PT-BA) como suposto intermediário para fazer chegar mensagens ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os relatórios da PF, obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, indicam que a cúpula da instituição financeira utilizava o líder do governo no Senado e interlocutores próximos para demonstrar e tentar ampliar sua influência junto ao Palácio do Planalto.

As mensagens que baseiam a investigação foram trocadas em julho de 2024 entre Vorcaro e Fernando Mascarenhas Filho, diretor comercial do Master. Na ocasião, o executivo comemorou a informação de que o mercado via o banco como “próximo ao governo”, comparando a relação à dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

– Unica coisa que falaram que somos proximos do governo, igual irmaos batista sao. O que é verdade rsrs – disse Mascarenhas.

– Isso aí é marketing pra nós. Manda pro Lula e pra base aliada – respondeu Vorcaro.

– Vou mandar então pra tio Guiga e Jaques – replicou Mascarenhas.

Tio Guiga é apelido do publicitário Guilherme Sodré, apontado pela PF como operador do esquema e aliado histórico do senador.

Segundo os investigadores, o grupo liderado por Vorcaro obteve vantagens e facilidades em pautas regulatórias do sistema bancário e na tramitação de propostas no Congresso, como a ampliação do crédito consignado, por meio da atuação parlamentar de Jaques Wagner.

Em contrapartida, o senador teria recebido benefícios financeiros dissimulados entre 2024 e 2025. O esquema envolveria o repasse de R$ 3,5 milhões a uma empresa familiar e a compra de um apartamento de luxo avaliado em R$ 2,5 milhões.

– Há elementos convergentes segundo os quais, pelo menos entre 2024 e 2025, JAQUES WAGNER recebeu de AUGUSTO FERREIRA LIMA e DANIEL BUENO VORCARO, diretamente ou por familiares próximos, vantagens econômicas diversas, em aparente correlação com sua atividade como senador da República, voltada a favorecer os interesses do Banco Master em pautas parlamentares e em temas regulatórios do sistema bancário – afirma o relatório da PF.

Alvo de mandados de busca e apreensão na nona fase da operação, o senador Jaques Wagner negou as acusações por meio de nota oficial.

– O senador Jaques Wagner reitera que não tem nenhuma relação com Daniel Vorcaro e não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros, que sequer participou e em contexto que sequer sabe qual foi. Não existiu intermediação e não existe relação – diz a nota.

Por Pleno News

Chineses criticam fala de Lula sobre Neymar: “Ultrajante”

Um dos jogadores de futebol mais populares na China, o atacante brasileiro Neymar Jr. recebeu o apoio de diversos internautas chineses após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizar o atleta, que ainda não estreou na Copa do Mundo 2026 por estar se recuperando de uma lesão.

Na rede social Weibo, que é semelhante ao X, a maioria dos comentários envolvendo o caso reprovam a atitude do chefe do Executivo.

Este presidente é tão abstrato e carece completamente de uma visão geral. Todos os presidentes estrangeiros são assim? Nossos líderes jamais seriam tão insensíveis e sem visão – escreveu um usuário.

– Será este o tipo de magnanimidade que um presidente deveria ter? – indagou outro.

– Esse presidente é ultrajante! – adicionou um internauta.

– O Brasil não merece Neymar – avaliou mais um.

Houve também quem lembrasse que o camisa 10 da Seleção brasileira já expressou apoio ao oponente político de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sugerindo que o caso teria motivado o comentário irônico do petista.

A fala de Lula ocorreu nesta sexta-feira (19), durante evento em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ocasião, o líder do Planalto chamou Neymar de “jogador home office”.

– O Neymar não tá nem jogando, cara. Não tá nem jogando. Gente, eu vi uma coisa ontem, que o Neymar é o primeiro convocado home office do mundo – declarou.

Vitória da direita na Colômbia amplia virada na América Latina

Neste domingo (21), o direitista Abelardo de la Espriella venceu o candidato da esquerda Iván Cepeda no segundo turno da eleição presidencial da Colômbia. Com o resultado, a direita amplia sua presença na América Latina e conquista espaço em um dos principais países da região.

A vitória de De la Espriella reforça um movimento político que já levou ao poder líderes de direita como Nayib Bukele, em El Salvador, Javier Milei, na Argentina, e José Antonio Kast, no Chile. O cenário também aumenta o isolamento de governos alinhados à esquerda no continente.

Aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, De la Espriella derrotou Cepeda, que contava com o apoio do atual presidente colombiano, Gustavo Petro. Segundo a apuração preliminar, o direitista recebeu 12.949.162 votos, contra 12.701.546 do adversário.

Polícia Militar do Maranhão: 190 anos de história, tradição e compromisso com a segurança pública

Ao completar 190 anos de existência no último dia 17 de junho, a Polícia Militar do Maranhão reafirmou uma trajetória marcada pela preservação da ordem pública, pela proteção da sociedade e pelo compromisso permanente com os maranhenses.

Ao longo de quase dois séculos, a PMMA acompanhou a evolução política e social do Maranhão e do Brasil, participando de importantes momentos históricos, como a atuação durante a Balaiada e no enfrentamento aos movimentos ligados à Coluna Prestes. Com o passar do tempo, consolidou-se como uma das principais instituições responsáveis pela manutenção da ordem pública e pela defesa da população.

Atualmente, está presente nos 217 municípios maranhenses, desenvolvendo ações preventivas e ostensivas por meio de diferentes modalidades de policiamento, entre elas o motorizado, a pé, montado, ciclístico, aéreo e especializado. Sua estrutura operacional é composta por comandos regionais, batalhões, companhias independentes e destacamentos distribuídos estrategicamente pelo estado

Nos últimos anos, a corporação também vem fortalecendo sua atuação com investimentos em tecnologia, inteligência, capacitação profissional e modernização da infraestrutura. Ferramentas como o reconhecimento facial e o videomonitoramento integrado passaram a integrar a rotina operacional, contribuindo para ampliar a eficiência das ações policiais.

Para o governador Carlos Brandão, os 190 anos da Polícia Militar representam um momento de reconhecimento aos homens e mulheres que dedicam suas vidas à proteção da sociedade. “A corporação é uma instituição essencial para a defesa e a segurança da população maranhense”, pontuou.

Presente nas comemorações, o ex-presidente José Sarney também destacou a importância histórica da instituição ao lembrar que a Polícia Militar manteve sua sede por 75 anos no Convento das Mercês, atual Fundação da Memória Republicana Brasileira. “A Polícia Militar tem uma tradição muito grande no Maranhão pelos serviços prestados ao estado e à sua população. Teremos vida longa da Polícia Militar com esse conceito que tem em nosso estado”, afirmou.

A secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, ressaltou o papel desempenhado pela corporação na promoção da paz social e no enfrentamento às organizações criminosas.

“A Polícia Militar e seus policiais desempenham um papel essencial para assegurar paz para todos e no combate efetivo das organizações e facções criminosas. O resultado desse trabalho é a redução dos índices de criminalidade e maior segurança para todos no Maranhão”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wallace Amorim, enfatizou o processo de modernização vivido pela instituição e os investimentos realizados pelo Governo do Estado em infraestrutura, equipamentos e tecnologia.

“Hoje temos uma polícia moderna, com investimentos em reformas e ampliações de quartéis e batalhões, viaturas, armamentos e inteligência. Nosso protocolo de reconhecimento facial é referência e seguimos trabalhando para tornar a Polícia Militar cada vez mais eficiente e ágil”, afirmou.

Condecorações reconhecem serviços prestados à corporação

Como parte das celebrações pelos 190 anos, a Polícia Militar homenageou policiais militares, autoridades e personalidades que contribuíram para o fortalecimento da instituição e da segurança pública no Maranhão.

A principal condecoração foi a Medalha Brigadeiro Falcão, maior honraria da corporação, destinada a militares e civis que prestaram relevantes serviços à Polícia Militar, à segurança pública e à sociedade maranhense. Ao todo, 120 personalidades foram agraciadas.

Também foram concedidas a Medalha Mérito Operacional, entregue a 190 policiais militares que se destacaram na atividade operacional; a Medalha Mérito Administrativo, concedida a 143 policiais pelos serviços prestados nas áreas de gestão, planejamento e logística; e a Medalha Mérito de Ensino, que homenageou 61 militares e civis pela contribuição à formação e qualificação profissional dentro da corporação.

A solenidade marcou ainda a entrega da Medalha Ordem do Mérito do Alto Comando “Hermelindo Gusmão Castelo Branco” – Grau Grã-Cruz e Espada ao comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, em reconhecimento ao exercício da função máxima de comando da instituição.

Ao celebrar seus 190 anos de história, a Polícia Militar do Maranhão renova o compromisso de servir e proteger a população, preservando valores como disciplina, hierarquia, coragem e dedicação, enquanto segue investindo na modernização de suas estruturas e no fortalecimento das ações voltadas à promoção da segurança pública em todo o estado.

Indicação atendida: vereador Hermínio da Farmácia celebra reforma completa da Escola Comunitária do Codó Novo

A educação do bairro Codó Novo ganhou um importante reforço com a reforma completa da Escola Comunitária do Codó Novo, uma conquista que contou com a atuação do vereador Hermínio da Farmácia e o apoio da gestão municipal. Durante visita à unidade, o parlamentar destacou as melhorias realizadas e agradeceu ao prefeito Chiquinho FC, ao deputado estadual Francisco Nagib e a todos os envolvidos na execução da obra.

Escola Premiada

A gestora da escola, Maria Cleide, ressaltou a importância da reforma para a instituição, que há quase 30 anos presta serviços educacionais à comunidade. Segundo ela, a escola nunca havia recebido uma intervenção tão significativa. “Graças a Deus, foi conseguida através de muito esforço do nosso vereador Hermínio da Farmácia, que fez a Indicação e foi atendida pela gestão do prefeito Chiquinho. É uma escola que já conquistou honra ao mérito, teve alunos premiados nas Olimpíadas de Matemática e conta com um excelente quadro de professores. Agora, com essa estrutura renovada, a educação vai melhorar ainda mais”, afirmou.

De acordo com o vereador, a unidade foi encontrada em condições precárias, sem piso e com diversos problemas estruturais. Com a reforma promovida pela gestão “Fé, Trabalho e Futuro”, a escola passou a contar com salas de aula revitalizadas, corredores cobertos, banheiros reformados, banheiro para professores, bebedouro novo, cantina, além de melhorias na acessibilidade e no ambiente escolar.

Escola Formadora de talentos e mais melhorias a caminho

Hermínio da Farmácia também destacou que a escola possui uma trajetória de formação de talentos e citou o jornalista Wellington Sampaio, ex-aluno da instituição, como exemplo do potencial dos estudantes da comunidade. Outro avanço mencionado pelo parlamentar foi a implantação de uma sala destinada ao atendimento da Educação Especial, espaço que está em fase final de conclusão e que será voltado aos alunos atípicos e àqueles que necessitam de um acompanhamento mais especializado.

Ao final da visita, o vereador comemorou a entrega da obra e agradeceu aos parceiros que contribuíram para a concretização do projeto. “Hoje a Escola Comunitária do Codó Novo está totalmente reformada. Quero agradecer, em especial, ao prefeito Chiquinho FC, ao deputado estadual Francisco Nagib e a todos que contribuíram para que essa importante conquista se tornasse realidade”, concluiu o vereador Hermínio da Farmácia.

Maranhão promove capacitação para reduzir complicações e mortes causadas pela hanseníase

Com o objetivo de qualificar o atendimento a pacientes com hanseníase e fortalecer a resposta da rede de saúde diante das formas mais graves da doença, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), em São Luís, a “Oficina de Manejo das Reações Hansênicas e outras Intercorrências Clínicas com Risco de Morte associado à Hanseníase”.

A atividade aconteceu no auditório da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS-SES), localizado no edifício Almere Office, no bairro do Calhau, em São Luís. A programação reuniu médicos e enfermeiros da Atenção Primária e Secundária dos 44 municípios prioritários para o enfrentamento da hanseníase no estado.

“A capacitação teve como objetivo aprimorar o reconhecimento e o manejo clínico das reações hansênicas e de outras intercorrências com risco de morte, contribuindo para a melhoria da assistência, o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a redução da mortalidade associada à doença no Maranhão”, pontuou a técnica do Programa Estadual de Hanseníase da SES, Carlile Baldez.

Participaram representantes de Açailândia, Arari, Bom Jesus das Selvas, Itinga do Maranhão, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Grajaú, Caxias, Coelho Neto, Chapadinha, Santa Quitéria do Maranhão, Tutóia, Alto Alegre do Maranhão, Codó, Coroatá, São Mateus do Maranhão, João Lisboa, Imperatriz, Porto Franco, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Lago da Pedra, Trizidela do Vale, Pinheiro, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, Tuntum, São Luís, Santa Rita, Rosário, Raposa, Paço do Lumiar, Barreirinhas, Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia, Monção, São Luís Gonzaga, Timon, Junco do Maranhão, Zé Doca, Alcântara, Bacabeira e São José de Ribamar.

A oficina

A oficina é desenvolvida de forma integrada entre o Ministério da Saúde, municípios e Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, reforçando a articulação entre vigilância e assistência. A Vigilância do Óbito por Hanseníase é uma estratégia instituída pelo Ministério da Saúde para monitorar e investigar mortes relacionadas à doença, identificar fatores associados e aprimorar a assistência prestada aos pacientes.

Ao palestrar sobre “Principais causas associadas aos óbitos com menção à hanseníase”, o médico dermatologista e referência técnica do Ministério, Maurício Nobre, observou que o diagnóstico precoce é o primeiro ponto a ser abordado. “Esse é o x do desafio na hanseníase, porque muitas vezes as pessoas ficam passando de um serviço para o outro, de uma unidade de saúde para a outra sem receber esse diagnóstico. Na doença, a gente tem as reações hansênicas, que não afetam todos os pacientes, mas que podem afetar em torno de 30% dos casos”, destacou.

Entre 2021 e 2024, foram analisados 13 óbitos registrados no Maranhão com menção à hanseníase como causa básica. Após investigação que incluiu análise de prontuários, declarações de óbito, registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e discussão técnica dos casos, 6 mortes foram confirmadas como relacionadas à doença, 2 foram descartadas, 2 permaneceram inconclusivas e 3 não puderam ser investigadas.

Segundo dados da SES, em 2025 o Maranhão registrou 1.905 casos novos de hanseníase e até o presente mês deste ano 676 novos casos da doença. Em 2026, o estado iniciou oficialmente a implantação da Vigilância do Óbito por Hanseníase, com a apuração dos óbitos retroativos referentes a 2025.

“Dentro da hanseníase, existe uma reação que talvez seja a mais grave: o Fenômeno de Lúcio. Embora seja considerada relativamente rara, no Maranhão essa não é a nossa realidade. Esse quadro ocorre quando o paciente apresenta uma carga muito alta de bacilos e permanece por um longo período sem diagnóstico. Muitos desses pacientes chegam diretamente a hospitais de alta complexidade já em estado reacional gravíssimo. São pessoas que passaram anteriormente por outros serviços sem que a doença fosse identificada”, observou a hansenologista pela Sociedade Brasileira de Hanseníase e referência técnica da Hanseníase no Maranhão, Celijane Melo.

Participando da oficina, a médica dermatologista do Hospital Aquiles Lisboa (HAL), Thamis Gouveia, afirmou que encontros do tipo possibilitam esclarecer os detalhes da doença. “Como contamos com unidades de referência estaduais e municipais, encontros como este nos ajudam a identificar pontos fortes e fragilidades, permitindo que um fortaleça o trabalho do outro por meio da troca de condutas e manejos que aprendemos diariamente. A hanseníase é uma patologia que nos ensina todos os dias”.

Para o médico generalista Claudio Cordeiro, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caravelas, em Alcântara, conhecimento é algo sempre bem-vindo. “Nós atuamos em uma região muito carente do Maranhão, em um município com forte ascendência quilombola e população predominantemente rural, extrativista e de pesca. No nosso cotidiano, lidamos com casos de hanseníase, portanto esta é uma iniciativa positiva e que nos qualifica ainda mais para conduzir o tratamento desses pacientes”, pontuou.

A doença

A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida por gotículas de saliva e secreções nasais de pessoas infectadas que não estão em tratamento. Ela atinge pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas. Os principais sintomas são manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas no corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, ao tato e à dor; caroços avermelhados, às vezes doloridos; sensação de choque com fisgadas ao longo dos braços e pernas; áreas com diminuição de pelos e suor; entre outras características.

O atendimento ao paciente com hanseníase é feito, primeiramente, na Atenção Básica. As unidades de referência do estado para atendimento especializado são o Ambulatório do Hospital Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira) e o Hospital Aquiles Lisboa (HAL), ambos equipamentos da SES localizados em São Luís.