Nota de solidariedade à deputada Mical Damasceno e de repúdio ao tratamento dispensado pela SMTT de São Luís

A Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta solidariedade à deputada estadual Mical Damasceno e repudia o tratamento dispensado à parlamentar durante episódio ocorrido nas dependências da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT).

As informações e registros divulgados indicam situação de constrangimento e ambiente incompatível com o tratamento institucional que deve ser assegurado a qualquer representante legitimamente eleito pelo povo, especialmente quando no exercício de suas atribuições parlamentares.

Independentemente de divergências políticas ou administrativas, o respeito entre instituições constitui princípio essencial do Estado Democrático de Direito. Quando se cria qualquer embaraço ao exercício do mandato parlamentar, não se atinge apenas a autoridade individual da deputada, mas também a representação popular que ela exerce perante a sociedade maranhense.

A Assembleia Legislativa do Maranhão reafirma que não aceitará restrições indevidas, intimidações ou obstáculos ao livre exercício da atividade parlamentar. A fiscalização dos atos do poder público integra as competências constitucionais do Poder Legislativo e representa instrumento legítimo de controle e defesa do interesse público.

Todos os órgãos públicos — inclusive administrações municipais e suas estruturas administrativas — devem atuar com transparência, urbanidade e respeito institucional nas relações com os representantes eleitos.

Esta Presidência reafirma que diferenças políticas ou posicionamentos distintos jamais podem justificar tratamento incompatível com a dignidade institucional do mandato parlamentar.

A deputada Mical Damasceno conta com a solidariedade e o apoio institucional da Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. O respeito ao mandato parlamentar representa, em última instância, respeito à soberania popular.

Deputada Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Perfil Rotário – Eliel Lima: uma trajetória de trabalho dedicada à comunicação, inclusão social e solidariedade junto às comunidades

Eliel dos Santos Lima, nasceu em Codó, no dia 29 de agosto. Filho de Augustinho Lima, e Maria Delzuita dos Santos Lima. Cresceu e se desenvolveu intelectualmente e profissionalmente em Codó. Eliel concluiu seus estudos, se formou e logo se tornou servidor público concursado na função de Assistente Administrativo. Paralelamente se tornou comunicador social, radialista profissional, com registro na DRT Nº 817/MA, atuando nas rádios Eldorado e Mirante de Codó.

Evangélico e com o profundo propósito de ajudar ao próximo, Eliel Lima também se tornou líder comunitário e fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Codó- ASPEDEC. Por quinze anos foi presidente da Associação Pestalozzi de Codó, desenvolvendo um trabalho abnegado e com valorosos resultados para o desenvolvimento da instituição, que atende a tantas crianças e adolescentes no município. Com grande identificação com a instituição, Eliel Lima se tornou membro e foi presidente do Rotary Club de Codó por dois mandatos.

Rotary Club de Codó e a missão de apoio às comunidades

A trajetória de Eliel Lima no Rotary Club de Codó é marcada pelo compromisso com o serviço, pelo espírito de liderança e pela busca constante por fortalecer o impacto social da instituição. Seu primeiro contato com o Rotary aconteceu ainda na década de 1980, por meio de José Zito, rotariano do clube e seu colega de trabalho. Curioso sobre as ações desenvolvidas, acompanhava de perto as publicações da entidade e buscava conhecer cada vez mais o trabalho realizado em prol da comunidade.

A aproximação definitiva com o Rotary ocorreu a partir de 2009, durante a parceria na Campanha Natal Sem Fome, desenvolvida pela Associação Pestalozzi, Rotary Club, Grupo Águia e Tiro de Guerra. A experiência despertou sua identificação com os ideais rotários e o levou a tornar-se associado efetivo, passando a integrar oficialmente o movimento de serviço voluntário.

Campanhas sociais e uma trajetória atuante

Ao longo de sua caminhada, Eliel exerceu dois mandatos consecutivos como presidente do Rotary Club de Codó, período em que promoveu melhorias estruturais na sede da instituição. Também participou de uma Convenção Internacional do Rotary, realizada em São Paulo, vivência que considera um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, ao conhecer lideranças rotárias de diversos países e ampliar sua visão sobre o alcance do trabalho desenvolvido pela organização. Atualmente, exerce a função de Diretor de Protocolo do clube.

Entre as ações que mais marcaram sua atuação estão a Campanha Natal Sem Fome, projeto pelo qual demonstra grande carinho, e a Campanha Hepatite Zero, iniciativa que considera um dos maiores exemplos do impacto social promovido pelo Rotary. Para Eliel, o valor que melhor representa o Rotary é o companheirismo, pois acredita que grandes projetos nascem da confiança entre as pessoas. Destaca ainda a integridade como princípio fundamental e afirma que a Prova Quádrupla do Rotary é uma importante referência ética para todas as decisões e ações da instituição.

Na vida profissional, atuando na área administrativa, procura colocar seus conhecimentos, especialmente na área da informática, a serviço do clube, contribuindo para aprimorar as rotinas e alcançar resultados concretos nas atividades rotárias.

Futuro do Rotary e as novas gerações

Ao falar sobre o futuro do Rotary, Eliel defende uma instituição cada vez mais dinâmica, moderna e presente na comunidade. Para ele, é preciso investir em projetos de impacto visível, aproximar-se da população, utilizar melhor a tecnologia, fortalecer a comunicação nas redes sociais e incentivar a participação de jovens, mulheres e novos profissionais.

Sua mensagem aos futuros associados é um convite ao protagonismo: “O Rotary não é um lugar apenas para assistir reuniões, mas para construir, servir e transformar vidas. Aqui ninguém precisa estar pronto para começar. Aprende-se servindo, cresce-se junto e acerta-se junto. O mundo precisa daquilo que só você pode oferecer.”

Organização do julgamento da raça Nelore e leilões da 52ª Expocodó avança com reunião entre parceiros do setor agropecuário

A organização da 52ª Expocodó segue em ritmo intenso. Durante a Feira Genética, foi realizada uma reunião na Fazenda Igarapé, de propriedade do pecuarista Naum Ryfer, com parceiros do setor agropecuário para alinhar os preparativos do julgamento da raça Nelore e dos leilões de animais de elite, que estarão entre os principais destaques da programação deste ano da feira agropecuária.

Na ocasião, representando o município de Codó, estavam presentes a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, que se reuniram com representantes da Nelore Norte através do Pecuarista André Nogueira à convite do Dr Naum Ryfer.

O julgamento da raça Nelore tem papel fundamental na avaliação da qualidade genética dos animais, identificando os melhores exemplares e incentivando o melhoramento contínuo dos rebanhos. Além de reconhecer o trabalho dos criadores, a competição agrega valor aos animais e fortalece a pecuária regional.

Já os leilões de animais de elite representam uma importante oportunidade para a comercialização de genética superior, permitindo que produtores invistam em rebanhos de alta qualidade. O momento também favorece a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a realização de novos negócios entre criadores, investidores e representantes do agronegócio.

Com o tema “A Força Jovem no Agro”, a 52ª Expocodó reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio, reunindo inovação, tecnologia e oportunidades de negócios. O evento deve atrair um público diversificado, impulsionando a economia local e consolidando-se como uma das mais importantes exposições agropecuárias da região.

UniFacema abre 15 vagas para transferência externa em Medicina

_Com inscrições online, a instituição oferece 15 vagas em turno integral para estudantes que desejam dar continuidade à graduação médica que conta com nota máxima no MEC_

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) está com inscrições abertas para o processo seletivo de transferência externa destinado ao curso de Medicina. Para o segundo semestre letivo de 2026 (período 2026.2), estão sendo ofertadas 15 vagas em turno integral (manhã e tarde), com foco no preenchimento de vagas para o segundo, quarto e quinto período da graduação.

Reconhecida pelo Ministério da Educação, a graduação em Medicina do UniFacema se destaca nacionalmente por carregar o Conceito 5, o patamar de excelência máxima atribuído pelo MEC. A infraestrutura do campus em Caxias conta com tecnologia de ponta, incluindo laboratórios de habilidades cirúrgicas e centros de simulação realística de alta complexidade.

A seleção será realizada de forma simplificada por meio de uma análise documental detalhada, conduzida por uma comissão designada pela Reitoria. Os avaliadores julgarão a equivalência das disciplinas cursadas na instituição de origem com a matriz curricular e a estrutura do UniFacema.

“O nosso objetivo é acolher talentos de outras regiões e instituições que buscam um ensino superior inovador, tecnológico e focado no desenvolvimento sustentável da saúde”, destaca o Reitor do UniFacema, Prof. Marcos Aurélio de Araújo Alves.

Podem se candidatar acadêmicos que estejam regularmente matriculados em cursos de Medicina de outras instituições de ensino superior (IES) nacionais ou estrangeiras. O certame também é válido para estudantes que trancaram a matrícula no primeiro semestre de 2026 (2026.1), desde que já tenham concluído, no mínimo, o segundo semestre do 1º ano da grade curricular na faculdade de origem. No caso de alunos vindos de instituições estrangeiras, os documentos devem conter tradução juramentada.

Inscrições e prazos

O período de inscrições começa no dia 30 de junho de 2026 e vai até 20 de julho de 2026. Todo o procedimento é feito de forma virtual pelo portal oficial www.unifacema.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 250,00.

Os candidatos devem anexar no sistema, em formato PDF, documentos obrigatórios carimbados e assinados digitalmente pela IES de origem, como:

Histórico escolar atualizado;
Planos de ensino/ementas completas das disciplinas cursadas;
Declaração de vínculo acadêmico ativo ou trancado em 2026.1;
Documentos de identificação (RG ou CPF).
O resultado oficial dos classificados será divulgado na internet e nos murais da instituição até o dia 24 de julho de 2026. Os aprovados em primeira chamada terão entre os dias 27 e 31 de julho de 2026 para efetivar a matrícula junto ao UniFacema. Havendo vagas remanescentes, as chamadas complementares (lista de classificáveis) serão liberadas a partir de 03 de agosto de 2026.

Serviço:

O que: Processo Seletivo de Transferência Externa – Medicina UniFacema (2026.2)

Vagas: 15 vagas (Turno Integral)

Inscrições: 30/06/2026 a 20/07/2026 via www.unifacema.edu.br

Bancos não abrem em São Luís e mais 30 cidades do MA no feriado de São Pedro

O atendimento nos bancos será suspenso na próxima segunda-feira (29), em São Luís e em outros 30 municípios do Maranhão, por causa do feriado municipal de São Pedro. Na mesma data, também não haverá expediente na sede administrativa do Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), na capital.

Bancos não abrem em algumas do Maranhão na segunda-feira (29); veja quais:

  • São Luís
  • São José de Ribamar
  • Paço do Lumiar
  • Rosário
  • Santa Rita
  • Icatu
  • Bacabal
  • Barra do Corda
  • Caxias
  • Cururupu
  • Duque Bacelar
  • Governador Archer
  • Humberto de Campos
  • Lima Campos
  • Miranda do Norte
  • Parnarama
  • Pedreiras
  • Pindaré-Mirim
  • Pio XII
  • Poção de Pedras
  • Santa Luzia do Paruá
  • Santa Quitéria do Maranhão
  • Santo Antônio dos Lopes
  • São Domingos do Azeitão
  • São Vicente Férrer
  • Araioses
  • Tutóia
  • Vargem Grande
  • Cândido Mendes
  • Coelho Neto
  • Dom Pedro

Mesmo com as agências fechadas, os clientes poderão usar normalmente os aplicativos dos bancos, internet banking, caixas eletrônicos e outros canais digitais para fazer pagamentos, transferências e demais operações.

O atendimento presencial nas agências bancárias e no Seeb-MA será retomado na terça-feira (30).

Petista é preso por envolvimento com empresa ligada ao PCC

Nesta quinta-feira (25), a Operação Última Parada mirou a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no transporte público de São Paulo. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual, e pelo Departamento estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil.

O vereador Senival Moura (PT-SP), primeiro secretário da Câmara Municipal, foi preso sob acusação de lavar dinheiro do crime organizado na empresa de ônibus Transunião, cujo presidente, Lourival de França Monário, também foi alvo da operação.

Foram expedidos cinco mandados de prisão temporária e 103 de busca e apreensão em 13 cidades de São Paulo e de Minas Gerais. A 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital decretou o bloqueio de bens dos investigados de até R$ 194 milhões, 117 ônibus, 21 imóveis e três embarcações dos investigados, além da intervenção e o afastamento dos seis integrantes da cúpula da Transunião, cuja direção passará à SPTrans. As informações são do Blog do Fausto Macedo, do Estadão.

Pela primeira vez, Brasil bate recorde e arrecada R$ 2 tri em impostos no primeiro semestre

No próximo sábado (27), o Brasil alcançará mais um feito histórico na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o tradicional Impostômetro, em São Paulo, atingirá a marca de R$ 2 trilhões em arrecadação antes do fim do primeiro semestre pela primeira vez.

O painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo na capital paulista é atualizado em tempo real e exibe os valores arrecadados, em taxas e contribuições recolhidas, pelos governos federal, estadual e municipal. Segundo a projeção da entidade, a marca será batida pouco depois das 9h da manhã.

Em 2025, o valor havia sido alcançado em 3 de julho, seis dias depois do projetado para este ano. Em 2024, a marca foi registrada em 24 de julho. Ampliando o recorte, em 2015, o painel exibiu o mesmo valor apenas no último mês do ano: 9 de dezembro.

Apesar do aumento na arrecadação, há forte desequilíbrio fiscal. A plataforma Gasto Brasil, especializada em analisar as despesas públicas, contabilizou R$ 2,7 trilhões gastos até este mês de junho.

O economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, esclarece que o aumento é o resultado de uma série de fatores.

— O aquecimento da atividade econômica amplia a base de arrecadação. Ao mesmo tempo, a inflação pressiona os preços de bens e serviços e, como grande parte dos impostos incide sobre os preços, a arrecadação acompanha esse movimento — afirma.

Já o presidente da associação afirma que a solução para os números crescentes está na relação receitas x despesas.

— A arrecadação cresce, mas o gasto público cresce em ritmo ainda maior. Esse descompasso é o nó central das dificuldades fiscais do país — disse Alfredo Cotait Neto.

Copa: Brasil enfrentará o Japão na próxima fase do torneio

A Seleção Brasileira terá pela frente o Japão pela fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. O confronto foi definido após o empate em 1 a 1 entre os japoneses e a seleção da Suécia, pela última rodada do grupo F da competição, na noite desta quinta-feira (25).

Com o resultado, o Japão ficou na segunda colocação e por isso enfrenta o primeiro colocado do grupo C, o do Brasil. A classificação brasileira na liderança foi fundamental para manter a delegação nos Estados Unidos. Caso se classificasse em segundo lugar, teria que se mudar para o México.

O duelo será uma revanche de alto nível para a Seleção Brasileira: a equipe perdeu por 3 a 2 para os japoneses em amistoso ocorrido em outubro do ano passado, em Tóquio. O time de Ancelotti abriu 2 a 0 na primeira etapa, mas sofreu um apagão e levou três gols na segunda etapa.

Caso se classifique contra os asiáticos, a equipe comandada por Carlo Ancelotti enfrentará o vencedor do confronto entre a Costa do Marfim e o segundo colocado do grupo I, que atualmente é a Noruega e, provavelmente, permanecerá assim após os duelos finais do grupo.

De acordo com as projeções até a noite desta quinta (25), potências como França, Alemanha, Espanha e Holanda estão do outro lado da chave, isto é, só poderão enfrentar o Brasil na grande final. Antes disso, o Brasil poderá ter como principais adversários a Inglaterra nas quartas de final e a Argentina em uma semifinal.

Antes de qualquer projeção sobre as próximas fases, o Brasil precisa superar os japoneses. O duelo acontece na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília).

Por Plenos

Porto do Itaqui apresenta recorde de movimentação em maio e projeto de expansão

A presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Oquerlina Costa, concedeu entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante News, na quarta-feira (24), e detalhou o recorde histórico de movimentação registrado em maio e os próximos passos da expansão do Porto do Itaqui. Na conversa com o apresentador Jorge Aragão, a gestora apresentou os números que consolidam o complexo como o maior porto público do Arco Norte e o quarto maior do Brasil.

Movimentação de soja atinge níveis históricos

Os números do mês de maio consolidam um ciclo de crescimento no Porto do Itaqui, com 2,7 milhões de toneladas de granéis sólidos movimentadas em maio e 2,1 milhões de toneladas correspondentes apenas à soja.

“Nós batemos o recorde com relação a granéis sólidos, onde a gente alcançou aproximadamente 2,7 milhões de toneladas, mostrando que a gestão e planejamento fazem com que o Itaqui se torne mais eficiente e aumente sua produtividade”, afirmou Oquerlina.

A soja escoada pelo Itaqui vem do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do leste e centro do Mato Grosso, última fronteira agrícola do país, de onde segue para o comércio internacional.

O reflexo desse desempenho aparece na economia maranhense. Segundo a presidente, o setor portuário liderado pelo Itaqui “consegue gerar mais de 100 mil empregos diretos e indiretos” e contribui com aproximadamente 35% da arrecadação de ICMS do estado, um peso que posiciona o complexo como um dos principais motores de renda e desenvolvimento do Maranhão.

Diferenciais competitivos do Porto do Itaqui

A competitividade do Itaqui combina gestão e vocação natural, resumiu Oquerlina. “Não adianta você ter uma Ferrari e não saber usar. Não adianta a gente ter esse porto com toda essa potência, essa eficiência que a gente tem hoje, e não saber gerir”, disse.

Entre os diferenciais citados estão: profundidade, que chega a 26 metros em maré de sizígia, atraindo navios de maior porte e redução de 6 a 7 dias na rota marítima para Ásia, Europa e Estados Unidos, na comparação com portos do Sul e Sudeste.

Expansão e novos investimentos

A presidente afirmou que o Complexo Portuário ainda possui amplo potencial de expansão, impulsionado pelos investimentos estratégicos em infraestrutura. A entrega do Berço 98, prevista para o segundo semestre deste ano, marca um momento inédito. Pela primeira vez na história da Emap, estamos construindo um berço com recursos próprios. Esse investimento representa a maturidade financeira que alcançamos e demonstra a capacidade da empresa de reinvestir seus resultados em infraestrutura para ampliar a competitividade do Porto do Itaqui”, destacou.

Com previsão de entrega para o segundo semestre, o Berço 98 deverá ampliar a capacidade operacional do complexo em cerca de 8 milhões de toneladas por ano a partir de 2027.

E o planejamento já mira o passo seguinte. “Além desse Berço 98, a gente já tem previsibilidade para dar andamento nas obras e chegar, pelo menos, ao Berço 97”, adiantou, lembrando que o porto ainda dispõe de espaço para construir mais cinco berços e novos terminais de granéis sólidos e líquidos. Para ela, é essa previsibilidade que mantém o Itaqui no radar do mercado. “O que os investidores procuram? Diminuição de custo logístico, previsibilidade, segurança jurídica. E a gente consegue garantir tudo isso”, afirmou.

Prefeitura de Peritoró realiza entrega de cestas verdes a famílias da comunidade KM 36

A Prefeitura de Peritoró realizou a entrega de 150 cestas verdes para famílias da comunidade KM 36, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e incentivar a produção da agricultura familiar.

A ação beneficiou diretamente 150 famílias, que receberam alimentos frescos e de qualidade, contribuindo para uma alimentação mais saudável e garantindo mais dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A entrega contou com a presença do secretário de Administração, Lucas Rawi, do secretário de Assistência Social, Léo da Assistência, e do presidente da comunidade, Domingos Gama, que acompanharam a distribuição dos alimentos e conversaram com os moradores.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura local e a melhoria da qualidade de vida da população peritoroense.